6 dezembro 2023 em Saúde

Programa investe em busca ativa para conscientizar homens sobre a importância de consultar um médico

O consultório está diferente e tem médica na mesa do bar para encontrar o paciente. A busca ativa foi a alternativa que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encontrou para sensibilizar o público masculino sobre a importância do cuidado com a saúde.

No cardápio do Papo de Buteco (com u mesmo), projeto que ocorre todo fim de mês, tem conversa séria sobre diabetes, hipertensão, alimentação, estresse, insônia, atividade física, saúde mental, sexual, do coração e da próstata, planejamento familiar, longevidade, tira dúvidas sobre dores e doenças, aferição de pressão arterial cortesia e um menu de exames: glicemia, sorológicos para sífilis e HIV, cujos resultados saem em minutos.

A equipe de atendimento conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogas, farmacêuticos, e agentes comunitários de saúde, que alertam sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças.

Na última semana de novembro, o local escolhido para a busca ativa foi o Bar do Caneca, na praça Menino Jesus, Vila Prado, e antes de o espaço abrir já tinha espera.

Aos 89 anos, Walter Contini foi o primeiro a chegar. Ele trata diabetes e pressão com a equipe da unidade de saúde do bairro, mas adorou a ideia de poder ir ao bar para passar em consulta e fazer exames.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

“Eu sou vizinho daqui. Para ir ao posto demora para atender. O bar é minha segunda casa e há alguns meses já teve esse projeto aqui, quando soube pelo cartaz que ia ter de novo, não podia perder a oportunidade.”

Cada Papo de Buteco dura cerca de duas horas e tem em média 30 atendimentos, segundo a SMS.

Resistência

“Culturalmente, os homens procuram atendimento de saúde com menos frequência. É difícil a adesão”, comenta a enfermeira Mabel Carrillo Quisbert. “Mas ir ao encontro deste público tem dado certo, tivemos uma edição com 47 participantes”, comemora.

A maioria chega sozinho, mas muitos vêm acompanhados das esposas ou até das mães. As mulheres presentes também podem aproveitar a ação para colocar exames em dia e pedir orientações.

“A gente é meio teimoso e esses encontros são importantes”, define o aposentado Amauri dos Santos, 67 anos. Após conhecer o programa da SMS, em uma edição anterior na zona norte, no Bar do Bidu, ele conta que mudou a sua atitude. Junto com a mulher, ele agora participa do Grupo de Hipertensão da UBS e reforça os cuidados com a medicação.

Atento às orientações, o aposentado Luiz Ribeiro, 72 anos, participou do Papo de Buteco pela primeira vez. Ficou sabendo da ação ao buscar remédio para a pressão no postinho. “Eu sei de tudo, mas falta mesmo praticar”, assume.

“A ideia é abordar homens para tratar de temas variados e aproximá-los da rede de saúde. Aqui na mesa do bar vejo pessoas que não vão até mim na UBS, seja pela dificuldade de acesso no período de atendimento ou até mesmo por vergonha”, afirma a médica generalista Patrícia Satiko Literio.

Ela explica que o público masculino que costuma buscar cuidados com mais frequência está acima dos 50 anos, já com problemas avançados, diabetes, câncer de próstata, ou jovens abaixo dos 30 “meio em segredo” para pedir informações sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

 

Serviço

 

Para participar das edições do Papo de Buteco, realizadas no final de cada mês pela UBS Vila Santa Maria, na zona norte, basta ligar para 11 3965-6035 para saber endereço e local.

Também é possível acompanhar todas as ações de saúde voltadas ao público masculino na cidade de São Paulo pelo portal de notícias da SMS  e pela página da Área Técnica de Saúde do Homem