11 dezembro 2023 em Educação
Ano letivo terá início em 5 de fevereiro em mais de 4,1 mil unidades educacionais da capital
As matrículas para novos alunos na rede municipal de São Paulo podem ser solicitadas a partir de 2 de janeiro de 2024. O ano letivo terá início em 5 de fevereiro em mais de 4,1 mil unidades educacionais.
Atualmente, estão matriculados 577.588 estudantes no Ensino Infantil, 417.409 no Ensino Fundamental, 2.084 no Ensino Médio e 24.041 na Educação para Jovens e Adultos, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação. Para o próximo ano, as renovações de matrícula dos alunos que já estão na rede já foram feitas.
Para quem busca uma vaga, os procedimentos dependem da modalidade. A educação escolar é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, ou seja, da pré-escola ao ensino médio.
Ensino Infantil
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Na educação infantil, crianças de 0 a 4 anos são cadastradas para vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs)/creches e de 4 a 5 anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). O procedimento de solicitação está disponível nesta página digital ou presencialmente, na unidade de ensino.
Documentos para solicitar vaga:
– Certidão de nascimento da criança – original e cópia simples (para solicitação presencial) ou cópia digital (para solicitação eletrônica);
– Comprovante de endereço com CEP válido (conta de água, luz, telefone ou gás, por exemplo) – original e cópia simples (apenas para solicitação presencial);
– Documentos de identificação do responsável com foto (RG, RNE ou CNH) – original e cópia simples (apenas para solicitação presencial).
Confira as etapas na carta de serviço disponível no portal SP156.
Ensino Fundamental e Médio
Para estudantes a partir de seis anos de idade completos até o dia 31 de março do ano vigente. A solicitação pode ser feita por meio dos canais eletrônicos ou presencial, na escola.
Informações necessárias para solicitação:
– Certidão de nascimento do aluno;
– Comprovante de residência;
– Documentos de identificação (RG e CPF) do responsável (entrega de cópia simples e apresentação do original);
– Telefone para contato;
– Documentos complementares desejáveis: carteira de vacinação, cartão do SUS, cartão do Bolsa Família (se tiver) e declaração de transferência da escola de origem.
Confira as etapas na carta de serviço disponível no portal SP156.
Educação para Jovens e Adultos
Pessoas a partir de 15 anos de idade que não concluíram ou acessaram o ensino fundamental. O procedimento deve ser feito em uma escola que oferta a modalidade, que pode ser consultada aqui.
Informações necessárias para solicitação:
– RG do aluno (original e cópia);
– Comprovante de endereço (original e cópia);
– Comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela escola de origem);
– Caso não tenha comprovante de escolaridade, pode solicitar, antes de efetuar a matrícula, uma prova de classificação.
Confira as etapas na carta de serviço disponível no portal SP156.