14 dezembro 2023 em Saúde
Cerca de 60 cães e gatos com esse perfil aguardam por um lar no Centro Municipal de Adoção
Está em andamento a segunda campanha “Adote um bom velhinho”, promovida pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo é sensibilizar as pessoas e incentivar a adoção responsável de cães e gatos idosos com mais de oito anos de idade.
Atualmente, cerca de 60 animais com esse perfil aguardam por um lar no Centro Municipal de Adoção. Todos os animais estão devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme lei municipal nº 13.131/01.
Por não ser um lar definitivo, o alojamento municipal deveria ser uma estadia de curta permanência para os animais, mas a espera de alguns deles por uma família passa de dez anos.
A adoção de um pet idoso significa, frequentemente, assumir cuidados com problemas de saúde, mas tem pontos positivos como o temperamento já conhecido e, por isso, mais previsível que de um filhote. Eles também costumam fazer menos bagunça e destruir menos objetos, além de já terem atingido seu tamanho final.
Quem adota um cão ou gato acima de oito anos de idade no Centro Municipal de Adoção recebe o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer um dos quatro hospitais veterinários públicos da capital, localizados nas zonas norte, leste, sul e oeste.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Como adotar
Visitas à Cosap podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. No dia da adoção, o cidadão deverá levar uma coleira com guia (se for adotar um cão) ou uma caixa de transporte (caso adote um gato).
O tutor precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20.
Mais informações sobre os cães e gatos disponíveis para adoção e sobre o cartão Cuida Bem Idoso podem ser encontradas aqui.
Ao longo do mês, os munícipes que visitarem os animais idosos na Cosap poderão fazer fotos com os pets em uma área temática especialmente preparada para a campanha natalina e ainda ler as cartinhas dos animais alojados com pedidos ao Papai Noel. Conheça alguns dos animais participantes da campanha.
Dino
Dino é um cachorro macho de porte médio, sem raça definida e com idade estimada de 12 anos. Ele chegou ao abrigo municipal em 2019, com muita dificuldade de andar, mas se recuperou. Tem alguns problemas de saúde: uma infecção óssea e a suspeita de uma doença endócrina que está sendo investigada pelos veterinários. Gosta de ração úmida e tem temperamento bastante carinhoso.
Juju
Juju também tem porte médio e idade aproximada de 12 anos. Ela está no abrigo desde 2013 e é considerada gentil e calma pela equipe. No início, ela pode se comportar com desconfiança, mas demonstra carinho rapidamente para as novas pessoas que conhece. Juju tem diagnóstico de epilepsia e precisará de medicação durante todo o resto de sua vida.
Gordo
Gordo tem aproximadamente 11 anos e foi eleito o mascote da Semana Animal SP 2023. Ele foi acolhido pelo abrigo em 2016 e passa bastante tempo dormindo. Costuma ficar mais recolhido e precisa de um tempo para conhecer e se acostumar com novas presenças.
Serviço
Campanha “Adote Um Bom Velhinho”
Endereço: Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h.
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência. Trazer caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).
Taxa municipal referente à adoção: R$ 31,20.