2 janeiro 2024 em Educação

Foram inaugurados 10 Centros de Educação Infantil e 3 Escolas Municipais de Educação Infantil em 2023

Para ampliar o atendimento a bebês e crianças e manter zerada a fila de espera para creches na cidade de São Paulo, foram firmadas parcerias com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs)  — assim como ampliadas as vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) já existentes.

Em 2023 foram criadas mais de 2 mil vagas para atendimento e recebimento de novos matriculados com a inauguração de 13 unidades de Educação Infantil: são 10 Centros de Educação Infantil (CEIs) e três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), das 45 que estão programadas para serem entregues até o fim de 2024.

As novas unidades educacionais estão localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé e Ipiranga. Atualmente, a rede municipal é composta por 2,5 mil creches e 562 EMEIs e conta com  577.588 estudantes matriculados no Ensino Infantil.

Segundo a Prefeitura, todas as obras executadas atendem a normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e são equipadas com sistemas sustentáveis em suas instalações: contam com água de reuso, placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia.

Mais investimento

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A Prefeitura de São Paulo afirma que aumentou em 90% os investimentos em melhorias nas escolas da rede municipal de ensino nos últimos quatro anos.

Em 2020, o valor repassado foi de R$ 297 milhões. Em 2023, o montante foi de R$ 567 milhões. Os recursos são destinados ao Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que os repassa às unidades escolares.

Os recursos podem ser utilizados para manutenção e pequenos reparos, como pintura, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos pedagógicos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dra. Angelina Maffei Vita, por exemplo, na região norte, investiu na instalação de parede de escalada, na  construção de um redário e na criação de uma horta pedagógica.

Já no Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador José Gomes de Moraes Netto, na zona sul, a verba do PTRF viabilizou uma cozinha experimental, um forno a lenha para preparação de pizzas e melhorias nos espaços externos: foram construídos um deck com chuveiros, casa na árvore, redário, solário e jardim com poltronas para amamentação.