3 janeiro 2024 em Saúde

Festas de fim de ano e férias são períodos de muita demanda e baixa adesão de doadores

Doar sangue é gesto rápido e solidário capaz de salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos em acidentes e pacientes de doenças crônicas graves. Nesta época do ano, a falta de doadores pode comprometer o atendimento a pacientes que precisam de reposição ou transfusão.

Um adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue e o tipo O negativo é considerado “doador universal”. O limite de doações por ano é de quatro vezes para homens (com 60 dias de intervalo entre as doações) e três para mulheres (90 dias de intervalo).

O processo dura menos de uma hora e retira no máximo 450 ml, que pode salvar até quatro vidas. Quando os estoques ficam em níveis críticos, principalmente nos períodos de férias e festas de fim de ano.

Antes do procedimento são realizados testes de tipagem sanguínea, triagem para Doença Falciforme (hemoglobina S), além de exames para hepatites B e C, HIV I, sífilis, Doença de Chagas e HTLV I/II, fatores que impedem a doação.

Onde doar

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Na capital, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue é responsável pelos hemocentros na rede municipal de saúde, com três pontos de coleta ativos em hospitais municipais que ficam no Tatuapé, Ermelino Matarazzo e Aclimação, que atendem de segunda a sábado, das 8h às 13h.

Confira os locais para doação na capital e região metropolitana. Há também seis hemonúcleos em parceria com o Estado e a Fundação Pró-Sangue.

Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar (próximo ao Metrô Vergueiro)

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815

Hospital Municipal Alípio Correa Neto – Ermelino Matarazzo
Al. Rodrigo de Brum, 1989

Para doar sangue é necessário:

• Ter entre 16 e 69 anos, mas a primeira doação deve ter sido feita antes de completar 60 anos. Doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados por responsável.
• Pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde.
• Estar alimentado e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
• Apresentar documento oficial e original de identidade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro) com foto e dentro do prazo de validade