9 janeiro 2024 em Mobilidade Urbana
Prefeitura liberou os profissionais para circular todos os dias da semana; veja como solicitar
Desde novembro de 2023, feirantes estão entre os profissionais que têm direito à isenção do rodízio de veículos. Basta enviar documentação à Prefeitura de São Paulo de forma online.
É preciso fazer um pré-cadastro neste formulário eletrônico, pelo qual são requisitados alguns dados pessoais (nome, endereço, RG, CPF, telefone e e-mail); a identificação do veículo (placa, modelo, UF e Renavam), bem como o número da matrícula na feira.
Após a validação das informações pela Divisão de Feiras Livres, o pedido é enviado à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para liberação do veículo. Atualmente, são realizadas mais de 950 feiras livres no município (veja endereços aqui).
Isenção para outros profissionais
Além dos feirantes, profissionais da área da saúde, assim como taxistas, jornalistas e os que atuam com veículos de transporte escolar, por exemplo, também podem solicitar a liberação. Nesses casos o pedido deve ser feito pelo Portal SP 156.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Pessoas com deficiência, autismo, doença crônica que comprometa a mobilidade ou que estejam em tratamento continuado debilitante de doença grave também estão entre as que têm direito à isenção.
Oficialmente chamado de Operação Horário de Pico, o rodízio de veículos restringe a circulação no Centro Expandido de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o número final da placa e do dia da semana:
- Segundas-feiras: placas finais 1 e 2;
- Terças-feiras: placas finais 3 e 4;
- Quartas-feiras: placas finais 5 e 6;
- Quintas-feiras: placas finais 7 e 8; e
- Sextas-feiras: placas finais 9 e 0.
O rodízio, que ficou suspenso de 26 de dezembro a 5 de janeiro, voltou a vigorar na segunda-feira (8).