11 janeiro 2024 em Saúde
Local vai oferecer atividades culturais, esportivas, formativas e de autocuidado
A capital vai ganhar o primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme anúncio feito pela Prefeitura de São Paulo.
O espaço será destinado à convivência, acesso à cultura e lazer, prática esportiva, cuidados, bem como ao desenvolvimento pessoal e profissional para a conquista da autonomia.
Com um investimento estimado em mais de R$ 43 milhões, as obras do Centro TEA estão previstas para durar oito meses. A licitação está em fase final e deve ser concluída até o final de janeiro, de acordo com a SPObras. A estimativa de abertura é para o segundo semestre de 2024.
O local, inclusivo e adaptado para pessoas com autismo, vai oferecer as seguintes atividades:
-
Culturais: teatro, dança, música e cinema;
-
Esportivas: incluindo ginástica, aulas de natação/hidroginástica e uso de quadro poliesportiva;
-
Formativas: capacitação e palestras com temáticas relacionadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho;
-
Autocuidado: atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades da vida diária.
A Prefeitura informou que também está em estudo a instalação de área com tecnologia assistida, sala e jardim sensoriais, além de cozinha experimental para ações de empreendedorismo no espaço.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O Centro TEA será, ainda, um espaço de cuidado, com equipe multiprofissional que vai abranger psicólogos e terapeutas ocupacionais, por meio da atuação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O novo equipamento será construído na avenida Santos Dumont, 1.318, em Santana, na zona norte, em terreno de quase 4 mil m². O endereço abriga um Centro Esportivo atualmente, mas o prédio será totalmente remodelado. Apenas a quadra e a piscina semi-olímpica serão reaproveitadas.