12 janeiro 2024 em Assistência Social

Novo formato permite acolhimento com menos regras pré-estabelecidas

A cidade de São Paulo ganhou no fim do ano passado o primeiro serviço destinado à população em situação de rua que funciona com modelo porta aberta: a Unidade de Acolhimento (UNA) Amor à Vida.

Nesse formato, o cidadão pode procurar o local de forma espontânea a qualquer momento, sem necessidade de encaminhamento por outros serviços da rede municipal.

Na UNA, o morador em situação de rua pode chegar e sair na hora que quiser, dentro do período de funcionamento do espaço, com direito a tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e permanecer para pernoitar, caso queira. Serão oferecidas 600 refeições por dia no café da manhã e jantar.

Diferenciando-se dos serviços convencionais da rede socioassistencial, a UNA é uma alternativa para aqueles que enfrentam dificuldades em permanecer nos modelos tradicionais de acolhimento, com regras pré-estabelecidas de horários.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), e o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, que vai receber cerca de R$ 400 mil por mês para administrar a unidade.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Experiências

Segundo Robson Mendonça, presidente do Movimento Estadual Pop Rua, na UNA alguns dos colaboradores são ex-moradores em situação de rua, o que contribui para um tratamento humanizado. “São pessoas que têm vivência de rua e sabem respeitar os colegas que estão na rua, porque sentiram na pele.”

O acolhido Walter Magalhães da Silva afirma estar satisfeito com o tratamento recebido. “Eu só tenho que agradecer. Sou desenhista de moda e tive problemas financeiros que me deixaram na ruína. Agora encontrei mais uma oportunidade para me reerguer.”

Estrutura

A UNA Amor à Vida conta com 300 camas distribuídas em três andares de um edifício localizado na rua General Carneiro, 175, no Centro Histórico. Cada andar tem oito banheiros adaptados, incluindo chuveiros, com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência.

Uma equipe formada por 37 profissionais atua no local, incluindo funcionários com histórico de situação de rua e LGBTQIA+. São 18 monitores, quatro auxiliares de serviços gerais, quatro auxiliares de limpeza, quatro auxiliares de cozinha, três auxiliares administrativos, duas cozinheiras, um gerente e um assessor de projeto.

Rede 

A UNA soma-se aos 349 serviços de acolhimento para a população em situação de rua mantidos pela Prefeitura, que oferta mais de 24 mil vagas no total em diversas tipologias e modalidades, como hotéis sociais, vilas Reencontro com casas individuais, centros de acolhida e núcleos de convivência.

SERVIÇO

Unidade de Acolhimento (UNA) Amor à Vida
Endereço: Rua General Carneiro, 175 – Centro Histórico
Funcionamento: portas abertas, das 17h às 8h