16 janeiro 2024 em Gestão

Iniciativa busca estimular ideias de jovens que iniciam a vida profissional na gestão pública

Libras no contexto escolar, um jogo de tabuleiro sobre orçamento público e cidadania e um guia infantil para visitas nos parques naturais municipais. Esses são três dos projetos vencedores da 12º edição do “Prêmio Melhores Práticas de Estágio na Prefeitura Municipal de São Paulo”, concluída em 2023.

A Prefeitura conta hoje com 10.700 estagiários das modalidades de ensino médio, técnico e superior. O programa de estágio é desenvolvido nas diversas unidades da administração municipal, com apoio de coordenadores setoriais para suporte e fomento dos projetos. Conheça os três vencedores:

Libras no ambiente escolar

 

O auxílio na aprendizagem de uma aluna surda do sexto ano levou a estagiária Nicole Andrade, de 25 anos, a desenvolver estratégias para ampliar a comunicação e inclusão na Emef Pedro Nava, na zona oeste de São Paulo.

Estudante de Letras, Nicole afirma que sempre teve interesse em atuar com pessoas com deficiência e viu no estágio a oportunidade de começar. Quando chegou à escola, organizou atividades para que os estudantes conhecessem e aprendessem a Língua Brasileira de Sinais.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Promoveu eventos, confeccionou cartões para comunicação aumentativa e alternativa, colou cartazes com a sinalização em Libras dos espaços escolares e fez a divulgação de aplicativos para aprender a língua.

Segundo Nicole, a aluna surda já se locomove sozinha a partir das sinalizações e houve melhora no aprendizado e na compreensão das atividades propostas. A estagiária ainda notou o crescimento do interesse dos alunos e professores pela comunicação em Libras. Nicole alcançou o primeiro lugar no prêmio e recebeu R$ 3 mil.

 

Jogo de tabuleiro sobre orçamento

 

Como expandir a educação fiscal na cidade de São Paulo? Os estudantes de Gestão de Políticas Públicas Ana Livia Pires, de 19 anos, Maria Eduarda Nascimento, de 19, e Vinícius Papst, de 22, desenvolveram um jogo de tabuleiro para responder a essa questão.

“Orçamentando – O jogo que pensa o orçamento” busca conscientizar os alunos do Ensino Fundamental 2 da rede municipal sobre a importância do orçamento e da participação cidadã nos processos de tomada de decisão relacionados às questões públicas.

Durante a partida, os alunos são desafiados a resolver problemas apresentados nas cartas. Para encontrar uma solução, os jogadores precisam conversar para decidir como alocar, da melhor maneira possível, os recursos.

O kit é composto por 1 tabuleiro, 1 manual de instruções, 1 dado, 5 peões e 540 cartas. O tabuleiro tem 27 casas. Cada uma tem uma cor que representa uma função orçamentária nas áreas de saúde, educação, urbanismo, meio ambiente e esportes e lazer.

“O projeto nos desafiou a pensar a gestão (pública) de uma forma diferente”, afirma Maria Eduarda. “Sem  dúvida, a experiência despertou o interesse para desenvolvimento de uma gestão mais próxima do cidadão.” O próximo passo é implementar o jogo nas escolas do município.

Ana Livia Pires, Maria Eduarda Nascimento e Vinícius Papst levaram o primeiro lugar na categoria em grupo e ganharam R$ 6 mil.

 

Parques Naturais

 

Os estagiários da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente Ana Julia Borges, de 21 anos, e Lucas Cavalcante Pereira, de 21, elaboraram o livreto “Amigos da Natureza: um guia de visitação infantil para os parques naturais municipais de São Paulo”.

Os objetivos do conteúdo são estimular a visita de crianças aos parques  e ajudar pais, responsáveis e professores no desenvolvimento de atividades.

“Muitas vezes, as escolas chegavam ao parque sem saber o que fazer com as crianças ou esperando que aplicássemos uma atividade”, diz a estudante de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental Ana Julia.

Com 30 páginas, ilustrações e imagens, o guia traz informações sobre os cinco parques naturais abertos à visitação, como endereço, dicas de segurança, horário de funcionamento e trilhas.

Segundo Ana e Lucas, o projeto contribui ainda para aumentar o interesse no conhecimento a respeito das unidades de conservação e áreas verdes de São Paulo, reconhecendo a importância da educação ambiental e da conservação. Com prêmio de R$ 4 mil, a proposta do guia de visitação ficou em terceiro lugar na modalidade em grupo.