27 janeiro 2024 em Desenvolvimento Econômico
Programa com foco em tecnologia prepara alunos para o mercado de trabalho e oferece bolsas
Em 2023, mais de 400 alunos finalizaram os cursos do programa Bolsa Tech, da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa, que tem nova turma prevista para 2024, proporciona um curso de qualificação profissional em tecnologia e iniciação para o mercado de trabalho com atividades de desenvolvimento pessoal.
Com seis meses de duração, a formação viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) em parceria com o Instituto Muda Brasil é oferecida para jovens com idades entre 16 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade social.
O Bolsa Tech também contou em 2023 com uma bolsa-auxílio de R$ 683,10 mensais, de maio a novembro.
O programa oferece 500 vagas e aulas teóricas e práticas nas diversas áreas da tecnologia, como informática, programação e desenvolvimento de software, com foco em tecnologia da informação.
O curso tem carga horária total de 360 horas, distribuídas em 20 horas semanais, sendo 16 horas no formato EaD (ensino à distância) e quatro presenciais por semana.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Além de quatro módulos tecnológicos que somam 300 horas/aula, fazem parte da formação: aulas de desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, negociação, resolução de problemas complexos, educação financeira, noções básicas de administração e empreendedorismo.
Os bolsistas podem contar ainda com mentorias presenciais para auxiliar no desenvolvimento pessoal.
O sonho na metrópole
Aluno da primeira turma do Bolsa Tech, em 2022, Thiago Malta da Silva tinha 18 anos quando se inscreveu no programa. Hoje, aos 20, é estagiário de Finanças no Icarros, marketplace de veículos do Banco Itaú, está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Centro Universitário FMU/FIAM-FAAM e termina em dezembro um curso livre de Tecnologia da Informação no Senac.
Caçula de 7 irmãos, nascido em Delmiro Gouveia, município de 52 mil habitantes, no sertão alagoano veio para São Paulo incentivado pela mãe para morar com uma das irmãs em Itaquera, zona leste da capital.
“Comecei a seguir o @prefsp, perfil da Cidade de São Paulo no Instagram e um dia, acompanhando as postagens vi que estavam abertas as inscrições para o Bolsa Tech e resolvi me inscrever”, lembra.
O processo conta com uma ficha de pré-inscrição online com comprovação dos pré-requisitos, depois uma avaliação com testes de raciocínio lógico e língua portuguesa, além do envio de um vídeo de apresentação. A confirmação após a avaliação dos candidatos chega por e-mail.
“Abracei a oportunidade. A faculdade tem muita a questão teórica e o Bolsa Tech te prepara para atuar no mercado de trabalho. Você aprende o lado prático da tecnologia e consegue se desenvolver como profissional”, define.
Logo que saiu do Bolsa Tech, Thiago se tornou estagiário de análise de dados no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e hoje divide o tempo entre o quarto semestre da faculdade, o estágio no banco e os cursos de aperfeiçoamento no desenvolvimento de páginas.
Para saber mais sobre o programa basta acessar a página do Bolsa Tech no portal da Capital
Os participantes do programa também podem acessar as informações no canal Bolsa Tech no Telegram