11 fevereiro 2024 em Cultura, Mobilidade Urbana

Neste domingo (11), oito agremiações desfilam pelo Grupo de Acesso; veja como chegar

Quase 95 mil foram ao Sambódromo do Anhembi, na zona norte, acompanhar as duas noites de desfiles do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo.

De acordo com a Liga das Escolas de Samba, na noite de sexta (9) e na madrugada de sábado (10), 45.738 foliões acompanharam os desfiles e, de sábado para domingo (11), 48.510 pessoas passaram pelo local.

O palco dos desfiles passou por readequações este ano. Antes, os jurados ficavam espalhados pelas torres altas ao longo do Sambódromo e, por uma decisão da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP), que organiza os desfiles das escolas, essas torres foram removidas, fazendo com que os jurados tenham uma visão mais próxima das escolas.

Tarifa zero

Ao longo da madrugada de sábado (10) para domingo (11) mais sete escolas desfilaram pelo grupo especial. Quem preferiu utilizar o transporte público para ir ao Anhembi pôde voltar para casa com ônibus de graça a partir da meia noite.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

Como chegar

 

A recomendação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que os foliões utilizem prioritariamente o transporte coletivo ou táxi.

Ônibus: a SPTrans ativa duas linhas de ônibus com atendimento exclusivo ao Sambódromo, partindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda do Metrô. As linhas são tarifadas normalmente.

Metrô: na sexta-feira e no sábado, as estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações de todas as linhas de metrô e trens metropolitanos ficarão abertas apenas para transferência e desembarque.

Táxi: o desembarque é feito, preferencialmente, nas proximidades da Ponte da Casa Verde com a Avenida Braz Leme, que tem o menor trajeto até os portões de entrada. Na saída do evento, são montados quatro bolsões para embarque de passageiros:

Estacionamento: no pavilhão não estará disponível, mas há uma parceria com o estacionamento do Expo Center Norte (Rua Miguel Mentem, Portões 16 e 17). Será disponibilizado um transfer gratuito de ida e volta, a cada 20 minutos, para o Anhembi.

 

Operação de trânsito

 

Para minimizar os impactos nas ruas das imediações, a CET organizou uma operação de trânsito nos dias 9, 10 e 11. Coordenadores, supervisores e agentes de trânsito acompanharão o evento em tempo integral, em ações realizadas das 18h às 9h do dia seguinte, nos dias 9, 10, 11 e 17/2.

Interdições ocorrerão nos seguintes trechos:

  • Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Marginal Tietê, para infraestrutura do evento: área de pré-concentração e estacionamento de carros alegóricos.
  • Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura. O acesso será exclusivamente para veículos credenciados do Hotel Holiday-Inn, Anhembi e Liga das Escolas.
  • Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, e na região da Casa Verde Baixa, incluindo as ruas Doutor Melo Nogueira, Brazelisa Alves de Carvalho, Anita Malfati e Luciano Prata. O acesso a essas vias estará restrito para circulação de tráfego local autorizado, devidamente credenciado, para veículos de serviço, imprensa, policiamento e de emergência.

As ciclofaixas da Avenida Olavo Fontoura e da Rua Alfonso Reinaldo Gallucci estarão desativadas.
A avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), entre Ponte das Bandeiras e Ponte Casa Verde, terá acesso restrito para embarque aos ônibus dos componentes das agremiações.

Caminhos alternativos:

Microdesvios

  • Para quem usa a avenida Olavo Fontoura (sentido Casa Verde/Santana) e a rua Prof. Milton Rodrigues (sentido Olavo Fontoura/Marginal): optar pela avenida Presidente Castelo Branco, Ponte das Bandeiras e Praça Campo de Bagatelle.
  • Para quem for seguir sentido Santana/Casa Verde: optar pela avenida Cruzeiro do Sul (sentido Bairro/Centro) e Marginal Tietê, pista central ou expressa.

Macrodesvios

  • Para quem usa a avenida Olavo Fontoura (sentido Casa Verde/Santana) e a rua Prof. Milton Rodrigues (sentido Olavo Fontoura/Marginal): optar pela avenida Braz Leme (sentido Centro/Bairro), avenida Santos Dumont e Praça Campo de Bagatelle.
  • Para quem for seguir sentido Santana/Casa Verde: optar pelas avenidas Braz Leme (sentido Bairro/Centro) e Otaviano Alves de Lima (Marginal Tietê).

Neste domingo (11), as escolas do grupo de acesso disputam duas vagas no grupo especial. Confira a programação:

21h – Dom Bosco de Itaquera
22h – Torcida Jovem
23h – Nenê de Vila Matilde
0h – Pérola Negra
01h – Colorado do Brás
2h – Unidos de Vila Maria
3h – Estrela do Terceiro Milênio
4h – Mocidade Unida da Mooca