8 março 2024 em Direitos Humanos E Cidadania

Unidade permite que população de baixa renda compre alimentos por até metade do preço

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última quarta-feira (6) o segundo Armazém Solidário, localizado no Sacolão Municipal City Jaraguá, na zona norte. A nova unidade tem área de 500 m², com funcionamento de terça a sábado, das 9h às 18h.

O espaço comercializa produtos alimentícios, de higiene e limpeza a preços até 50% mais baratos dos que os vendidos em estabelecimentos tradicionais. Além dos descontos, em cada Armazém há uma prateleira para oferecer alimentos recebidos do Banco de Alimentos, a custo zero, com limitação de itens por pessoa.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Na sequência, os alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Armazém no Jaraguá – Foto: Marcelo Pereira/Prefeitura SP/Divulgação

Nos Armazéns, os produtos são comercializados com valor mais acessível ao consumidor final porque são adquiridos direto do produtor e vendidos a preço de custo. São priorizados alimentos de origem da agricultura familiar, naturais e orgânicos. Não há venda de bebida alcoólica ou produtos ultraprocessados, entre eles embutidos e refrigerantes.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A primeira unidade do Armazém Solidário foi inaugurada no Mercado Municipal de São Miguel, em janeiro deste ano. Em um mês de operação, o espaço comercializou mais de 89 mil itens. Foram atendidos no período cerca de 7 mil clientes, com uma média de atendimento diário de 282 pessoas, sendo que cada consumidor gastou em média R$ 66,95.

Novas unidades

A Prefeitura planeja concluir mais cinco unidades ainda este ano. Além das localizadas em São Miguel Paulista e agora no Sacolão Municipal City Jaraguá, serão entregues as dos sacolões Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó, Jaraguá, Estrada do Sabão e no Mercado Municipal de Guaianases.

Os recursos para a construção das unidades são provenientes do Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo, criado em 2023 para financiar programas de Segurança Alimentar no município, sendo que a Prefeitura de São Paulo planeja investir mais de R$ 9,3 para reforma, adequação e implantação das unidades.

Para ter acesso aos Armazéns é preciso ter registro no Cadastro Único (CadÚnico), sistema do governo federal, que reúne dados da população de baixa renda no País, e renda média mensal de meio salário mínimo por integrante familiar.

Serviço

Sacolão City Jaraguá – Rua Claudio Santoro, 482

Mercado Municipal de São Miguel Paulista – Avenida Marechal Tito, 567.