11 março 2024 em Desenvolvimento Econômico

Espaços da Prefeitura permitem desenvolvimento de projetos de inclusão e empreendedorismo

Foi participando de cursos e palestras no eixo corporativo da Faria Lima que eles se conheceram e perceberam que, evento após evento de capacitação e aceleração de negócios, quase sempre eram os dois únicos negros. Ela de Pirituba, zona norte. Ele do Campo Limpo, zona sul. Ambos empreendedores da periferia de São Paulo e, como definem, “no corre”. Juntos, Isa Barros e Edimilson Santos criaram o podcast Preto e Dinheiro para dar visibilidade e estimular a comunidade negra a empreender com conhecimento.

Isa Barros é fundadora da Isapay, uma plataforma de microcrédito inclusivo que conecta e capacita mulheres empreendedoras periféricas. Edimilson Santos é cofundador da Cuid, uma healthtech com foco no processo de contratação de cuidadores de pessoas.

“Nesses eventos têm uma troca grande de informações e, como somos só eu e ela, pensamos numa forma de compartilhar o que temos de acesso a essa ‘cota’ que ocupamos”, conta Edimilson. “Tem muitos pretos empreendendo. Queremos trazê-los para conversar para que inspirem outros”, complementa Isa.

A ideia da dupla é compartilhar experiências e aprendizados em diversos segmentos, sempre com uma visão afrocentrada. Hoje, com 18 episódios gravados e mais dez agendados, estão, além do YouTube, nas plataformas de streaming Amazon, Apple, Spotify.

Novo Sampa Cast

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Desde o dia 22 de fevereiro a dupla passou a usar o recém-inaugurado Sampa Cast Lapa para produzir o Preto e Dinheiro. O espaço da Prefeitura, que é aberto à população paulistana de forma gratuita, conta com infraestrutura de gravação para conteúdos de áudio e vídeo, possui equipamentos profissionais e equipe técnica qualificada que auxilia os empreendedores na produção dos conteúdos.

Estúdio com estrutura para produção de conteúdo – Foto: L. Santana/Especial para o Estadão

A nova unidade, a terceira da cidade de São Paulo, funciona na Biblioteca Mário Schenberg, dentro do espaço Teia de coworking público. Tanto o Teia como o Sampa Cast são iniciativas da gestão municipal desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).

Criado em 2022, o Sampa Cast tem como objetivo fomentar o desenvolvimento dos profissionais e fortalecer a criação de conteúdos informativos e educativos do universo empreendedor. Desde a inauguração da primeira sala, já foram gravadas 1.341 horas de conteúdo.

Funcionamento

Além da unidade da Lapa, os outros dois estúdios ficam nos bairros de Pinheiros e Heliópolis. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h15 às 17h30, mediante agendamento todo dia 20 de cada mês pelo site , onde os interessados encontram o manual de utilização dos estúdios com todos os detalhes.

 

Endereços

 

Sampa Cast Lapa
Biblioteca Mário Schenberg, Rua Catão, 611 – Lapa

Sampa Cast Green Sampa
Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Sampa Cast Heliópolis
CEU Heliópolis, Estrada das Lágrimas, 2385 – Ipiranga