2 abril 2024 em Direitos Humanos E Cidadania
Programa municipal vende alimentos a preços até 50% mais baixos em relação ao mercado convencional
Com a inauguração do Armazém Solidário-Jaraguá, nesta segunda-feira (1º/4), o programa da Prefeitura de São Paulo chega à terceira unidade, de sete previstas para entrar em funcionamento até o final do ano.
O primeiro Armazém Solidário, inaugurado no final de janeiro em São Miguel Paulista, zona leste, e a unidade City Jaraguá, aberta no dia 6 de março, já fizeram mais de 17.200 atendimentos, de acordo com a administração municipal.
A nova unidade fica em um prédio de 500 metros quadrados na rua Marcela Alves de Cássia, 145, zona norte, que já abrigou o Sacolão Municipal do bairro.
Reformado para receber o público, conta agora com espaço e banheiros acessíveis e estacionamento para oferecer produtos alimentícios, de higiene pessoal e itens de limpeza, com uma média de preços até 50% mais baixos em relação ao comércio convencional.
O programa é custeado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (Faasp) e gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia, Educação, Cultura e Saúde (Intecs), Organização Social Civil (OSC) responsável pela instalação dos Armazéns Solidários na cidade de São Paulo.
Alimentação saudável
Nos Armazéns Solidários são comercializados somente alimentos in natura, como proteínas (carne, frango e peixes), além de frutas e legumes, ou minimamente processados, como sucos integrais, pães, grãos e cereais.
Nas duas primeiras unidades, o gasto médio por cliente foi de R$ 70,61. No período, os itens mais comprados foram os de hortifruti, com legumes, frutas e verduras (27,78% das vendas), seguido por produtos como leite, óleo, açúcar, arroz e feijão (25,09%).
Em todos os Armazéns Solidários, também há uma “Banca Solidária”, com alimentos arrecadados pelo Banco de Alimentos da cidade de São Paulo, que os clientes podem levar gratuitamente, dentro de um limite de quantidade indicado. O novo Armazém Solidário funcionará de terça a sábado, das 9h às 18h.
Ao todo, o programa prevê a abertura de sete lojas para atender o público de diferentes bairros. Além de São Miguel Paulista, City Jaraguá e Jaraguá, estão previstos Armazém Solidário na Estrada do Sabão, em Guaianases, Cidade Tiradentes e na Freguesia do Ó.