11 maio 2024 em Saúde

Material da Prefeitura de São Paulo é traduzido para o crioulo haitiano e facilita acesso ao pré-natal

Com 12 semanas de gestação, a haitiana Mylanda Felucien, de 31 anos, espera seu segundo bebê. Moradora da zona norte de São Paulo há dois anos e mãe de um menino de cinco, nascido de forma prematura em Minas Gerais, ela diz que agora se sente amparada e orientada.

Como Mylanda, gestantes haitianas que vivem na capital paulista tem à disposição uma cartilha com orientações sobre o pré-natal, traduzida para o idioma crioulo haitiano.

O objetivo é facilitar o acesso a informações essenciais às gestantes que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e são atendidas pelo programa municipal Mãe Paulistana.

Mylanda Felucien – Foto: L. Santana/Especial para o Estadão

“Aprendi muitas coisas com a parte em criolo. Agora sei que quando sinto algo devo procurar logo o hospital e que tudo o que eu como vai para o bebê”, diz, ainda com forte sotaque e esforço para se expressar em português.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A gestante está fazendo seu pré-natal na UBS Recanto dos Humildes, na zona norte. “Vai ser mais fácil (a segunda gestação) com este acompanhamento.”

Cartilha

Idealizada pela enfermeira Lilian Alessandra da Silva Leão, 47 anos, há 11 trabalhando na UBS Recanto dos Humildes, a cartilha foi desenvolvida na Supervisão Técnica em Saúde Perus em conjunto com a área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A enfermeira diz que, desde 2019, imigrantes haitianos ocuparam a região de Perus, bairro atendido pelas UBSs Recanto dos Humildes e Parque Anhanguera. Hoje, perto das unidades, há uma comunidade com cerca de 700 pessoas do Haiti.

Lilian da Silva Leão – Foto: L. Santana/Especial para o Estadão

“A cartilha veio como uma forma de sobrevivência. Ficávamos preocupadas, sem saber se elas estavam entendendo as orientações”, afirma a enfermeira. “Muitas não seguiam as recomendações médicas. Chegamos a perder uma mãe e dois bebês por falta de adesão ao pré-natal”, complementa.

A cartilha foi traduzida por Anthony Gabriel, imigrante haitiano que atua no centro de línguas do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes. Adotada em 2022, a cartilha contou até com a participação de uma antropóloga em sua fase de elaboração. Desde 2023, ela pode ser acessada href=”https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/cartilha_mae_haitiana_V7_out23(1).pdf”>neste link e passou a ser distribuída em toda a cidade.

Nos últimos seis anos, mais de 80 mulheres passaram pelo pré-natal na UBS Recanto dos Humildes. Entre 2019 e 2020 foram atendidas 30 gestantes haitianas e no ano passado outras 18.

 

Serviço

 

UBS Recanto dos Humildes
Avenida Pavão, 36 – Conjunto Habitacional Recanto dos Humildes
Telefone: (11) 3917-5870

UBS Parque Anhanguera
Avenida Pierre Renoir, 100 – Jardim Britânia
Telefone: (11) 3916-6160