15 maio 2024 em Inovação E Tecnologia
Programa oferece formação profissional para jovens e bolsa-auxílio de R$ 730 mensais
Destinado à formação profissional de jovens com idade entre 16 a 20 anos, o Programa Bolsa trabalho tem inscrições abertas para turmas do segundo semestre até 19 de maio.
Para se inscrever é necessário estar matriculado ou ter concluído o ensino médio na rede pública, estar desempregado, sem receber seguro-desemprego, e ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.
As vagas são apenas para quem mora na cidade de São Paulo há, no mínimo, há dois anos. Os candidatos devem se inscrever pelo formulário disponível neste link.
Com início em julho, o curso tem duração de seis meses e oferece bolsa mensal de R$ 730,71, para auxiliar a permanência dos alunos com, no mínimo, 75% de presença nas aulas.
As atividades são ministradas nos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital (Fab Lab Livre SP) e em outros equipamentos públicos espalhados por todas as regiões da cidade.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Nas práticas de fabricação digital, os jovens aprendem a manusear impressora 3D, máquina de corte a laser e entram em contato com os conhecimentos básicos sobre programação.
Participam também de atividades sobre direito da juventude, respeito à diversidade, cidadania, mercado de trabalho e visitam equipamentos sociais e culturais da cidade.
Ao longo do curso, os alunos aplicam o conhecimento adquirido no desenvolvimento de um projeto que deve unir a tecnologia e o impacto social para solucionar algum problema da região ou da sociedade em geral.
Ecologia e tecnologia
Maila Santos Silva, moradora do Grajaú e aluna na unidade Fab Lab CEU Vila Rubi, criou com outras duas estudantes o “absorvente ecológico”, produzido a partir do algodão, com o objetivo democratizar o acesso ao produto, que pode ser fabricado pelas próprias usuárias e diminuir o impacto ambiental gerado pelo descarte.
Já Vitor Alexandre da Costa, 20 anos, morador do bairro Cachoeirinha, criou no ano passado o bebedouro automático para pets, com objetivo de atender os animais que circulam pelas ruas. A ideia surgiu de uma conversa da turma do Fab Lab Chácara do Jockey, onde estudava.
“Utilizamos uma máquina de corte a laser para a estrutura e sinalização do bebedouro, enquanto para a parte automática usamos os conhecimentos das aulas de eletrônica”, conta o bolsista.
O programa Bolsa Trabalho é uma parceria entre a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que alcança anualmente 432 jovens, sendo 216 alunos por semestre.
Cerca de 40% das vagas são reservadas para jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), de Medida Socioeducativa em Meio Aberto e Semiliberdade da Fundação CASA. Confira a seguir onde as aulas do Bolsa Trabalho serão ministradas:
ZONA NORTE
Centro Cultural da Juventude (Cachoeirinha/Brasilândia) – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades.
CEU Anhanguera (Anhanguera/Perus) – rua Pedro José De Lima, 1020 – Anhanguera.
ZONA SUL
Fab Lab São Joaquim – Guarapiranga – rua Bacabinha, 280 – Jardim São Joaquim.
CEU Heliópolis – Estrada das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco.
CEU Vila Rubi (Capela do Socorro) – rua Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi.
ZONA LESTE
Centro Cultural Cidade Tiradentes – rua Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sitio Conceição.
Casa da Memória de Itaquera – rua Antonio Carlos de Oliveira César, 97 – Itaquera.
Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de França.
CEU Três Pontes (São Miguel) – rua Capachós, s/n – Jardim Célia.
ZONA OESTE
Chácara do Jockey (Butantã) – Av. Prof. Francisco Morato, 5.300 – Vila Sônia.
CENTRO
Galeria Olido – avenida São João, 473 – Centro.
Centro Cultural São Paulo – rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
Centro Cultural Vila Itororó – rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista.