15 maio 2024 em Saúde

Equipes de São Paulo já resgataram mais de 250 pessoas e 100 animais vítimas das chuvas no Sul

As equipes de ajuda humanitária enviadas pela Prefeitura de São Paulo ao Rio Grande do Sul resgataram mais de 250 pessoas e de 100 animais, entre cães, gatos, aves e um coelho, desde que chegaram ao Estado gaúcho, no dia 6 de maio.

A gestão municipal enviou dois comboios com profissionais especializados e montou um hospital veterinário de campanha na cidade de Canoas para realizar procedimentos como cirurgias e exame de imagens e de laboratório nos animais resgatados.

A primeira cirurgia foi realizada nesta segunda-feira em uma cadela que tinha piometria, uma infeção uterina. O procedimento foi bem-sucedido, informou a Prefeitura. Na tarde desta terça (14), mais um animal passou por cirurgia.

A capacidade de atendimento do hospital de campanha é para pelo menos 100 animais por dia e 8 cirurgias diárias.

Chip

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Os cerca de 2 mil animais já resgatados e que estão em um abrigo de Canos receberão um microchip implantado sob a pele para facilitar a identificação de seus tutores por meio de um site criado pela Prefeitura de São Paulo.

Os animais serão vacinados, vermifugados e microchipados por uma equipe de sete veterinários da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), de acordo com a gestão municipal.

A Prefeitura enviou ao Rio Grande do Sul equipes da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, além de ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas, guinchos, motosseras, drones, motos aquáticas e diversos insumos partiram do prédio da Prefeitura com objetivo de ajudar a população daquela região.