10 junho 2024 em Mobilidade Urbana
Veja quais as outras vias de São Paulo que receberão o corredor exclusivo até julho
A Prefeitura de São Paulo anunciou que pretende entregar mais 45,7 km de Faixa Azul, corredor exclusivo para circulação de motocicletas, em mais oito vias até julho. Entre elas o Elevado João Goulart, no Centro, e as avenidas Aricanduva e Salim Farah Maluf, na zona leste.
Com os novos trechos, a cidade chegará a 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho, de acordo com a previsão da gestão municipal, cuja meta é ter 200 km da nova sinalização operando até o fim de 2024.
Neste mês, quatro vias devem receber a sinalização, somando mais 22,84 km:
-
Elevado João Goulart (5,5 km entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt);
-
Aricanduva (5,9 km entre a rua Júlio Colaço e a av. Itaquera);
-
Salim Farah Maluf (9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz);
-
Avenida do Cursino (1,74 km entre as ruas Dom Villares e Marcos Fernandes).
Para o fim de julho, estão previstos mais quatro trechos, que somam 22,92 km:
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!-
Tiquatira 1 (5,7 km na av. Governador Carvalho Pinto);
-
Tiquatira 2 – (9,6 km na Calim Eid e Dom Hélder Câmara);
-
Rua Vergueiro (0,7 km, entre a av. Lins de Vasconcelos e a rua Dr. Barros Cruz);
-
Inajar de Souza (6,92 km entre a av. Nossa Senhora do Ó e a rua Edmundo Krug).
Em maio, a Prefeitura entregou 24,7 km, totalizando 122,9 km:
-
Gastão Vidigal;
-
Braz Leme;
-
Eliseu de Almeida;
-
Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf;
-
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
-
Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello
-
Domingos Afonso
Os demais trechos autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que deverão ser implementados até o fim do ano são:
-
Av. Senador Teotônio Vilela;
-
Eixo Norte/Sul sentido Santana;
-
Av. Escola Politécnica;
-
Av. Dr. Ricardo Jafet;
-
Av. Prof. Abraão de Morais;
-
Rua Sapetuba;
-
Av. Jornalista Roberto Marinho;
-
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
-
Estrada de Itapecerica;
-
Av. Pirajussara C/B.
Histórico
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET, inspirado em experiências internacionais. A ideia é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.