11 junho 2024 em Mobilidade Urbana

Cerca de 35 mil passageiros circulam pelo local diariamente

O Terminal Pirituba, na zona oeste de São Paulo, foi modernizado. Na última segunda-feira (10) foram entregues pela Prefeitura as reformas nos banheiros, na bilheteria, no centro de operações e as melhorias nas condições de acessibilidade. Cerca de 35 mil passageiros circulam diariamente pelo local.

Ponto de parada de 37 linhas de ônibus municipais, o Terminal Pirituba é o segundo dos nove sob gestão da SP Terminais Noroeste a ter suas obras de revitalização e modernização finalizadas.

terminal Pirituba

Fotos: Edson Lopes Jr./Prefeitura SP

Segurança

O terminal recebeu um novo Centro de Controle Operacional (CCO), com sistema de monitoramento por circuito fechado de TV e equipamentos integrados à Secretaria de Segurança Pública. As 16 câmeras que monitoravam o local foram substituídas e outras 57 começaram a operar, totalizando 73. No bicicletário, hoje com 156 vagas, além das câmeras, um vídeo-porteiro é controlado diretamente pelo CCO.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

terminal Pirituba

Comunicação

Foram instalados instalados 31 novos Painéis de Mensagem Dinâmica nas plataformas, três painéis de informações e seis telões para acompanhamento dos horários das linhas e outras informações. Há, ainda, um totem de autoatendimento com acesso ao Portal 156 da Prefeitura, ao lado do novo Balcão de Informações e um telão de informações junto às novas bilheterias, também modernizadas, que permanecem no mesmo local.

terminal Pirituba

Sanitários

Nos sanitários foram instalados economizadores de água e cisterna para permitir o reuso e evitar  desperdício. O terminal recebeu um Banheiro Família, onde é possível trocar bebês com mais segurança e higiene. Os sanitários e vestiários de funcionários, colaboradores e prestadores de serviços também foram reformados.

terminal Pirituba

Acessibilidade

O terminal ganhou novas sinalizações em braile e readequação de rampas de acesso e piso tátil direcional, de acordo com as normas técnicas oficiais. As instalações foram avaliadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura, garantindo o Selo de Acessibilidade Arquitetônica ao empreendimento.

Concessão

O Pirituba está entre os nove terminais concedidos no lote Noroeste, que estão sob responsabilidade da concessionária SPE SP Noroeste S/A e é o segundo a ser revitalizado, depois do Pinheiros, entregue em março. Estão nesse lote os terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Princesa Isabel, Vila Nova Cachoeirinha e as paradas Eldorado e Clínicas.

No bloco Sul, sob responsabilidade da SPE São Paulo Sul S.A, estão os terminais Santo Amaro, Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim ngela, João Dias, Parelheiros e Varginha.

Pelo período de 30 anos, as empresas vão ser responsáveis pela requalificação dos espaços, além da administração, conservação e manutenção dos terminais. As empresas também têm direito à exploração comercial nos locais.