14 dezembro 2024 em Educação

Iniciativa adota metodologias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas com estudantes

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento dos Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino.

A iniciativa, com duração inicial de dois anos, prevê a implementação dos programas nas escolas da rede municipal, como estratégias de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, com estudantes e comunidade escolar, por meio das metodologias dos programas Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto. Os programas são reconhecidos e validados pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime.

Os Programas serão promovidos a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, vinculada ao Ministério da Justiça, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica.

Segundo a Prefeitura, a partir do próximo ano, os programas serão implementados nas unidades educacionais em uma colaboração entre os profissionais da saúde com ações formativas e outras iniciativas. Em suas primeiras etapas, o programa #Tamojunto deve ser adotado em 130 escolas, enquanto o Elos – construindo coletivos, em 34 unidades.

Sobre os programas 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O #Tamojunto, versão do Unplugged (programa da EU-DAP – Experiência de Prevenção do Uso de Drogas na Europa), adaptado pelo Ministério da Saúde e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime à realidade brasileira, é uma estratégia de prevenção escolar ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, destinada a adolescentes entre 13 e 14 anos.

Nas escolas da rede municipal será ofertado aos estudantes do 8º ano para o desenvolvimento de habilidades de vida, pensamento crítico frente a crenças normativas e entendimento sobre informações acerca de substâncias psicoativas.

O Programa Elos se configura como uma estratégia lúdica de mediação das relações sociais em sala de aula, focado nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1 entre crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Na cidade de São Paulo, será destinado aos estudantes do 3º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental 1.