27 dezembro 2024 em Saúde

Saiba onde encontrar os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo

Quando os estoques de sangue nas unidades de saúde ficam em níveis críticos, principalmente nos períodos de férias e festas de fim de ano, o atendimento aos pacientes pode ficar comprometido.

O processo de doação dura menos de uma hora, retira no máximo 450 ml e pode salvar até quatro vidas. A Prefeitura de São Paulo solicita que a população crie o hábito de doar sangue, para que os estoques sempre se mantenham abastecidos e que esse ato não seja somente pontual para ajudar um conhecido.

Requisitos para doar sangue

• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.
• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).

Onde doar

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Na capital, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é responsável pelos hemocentros na rede municipal de saúde, com dois pontos de coleta em hospitais municipais, no Tatuapé e Aclimação. Confira os locais para doação de sangue.

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Av. Celso Garcia, 4815, Tatuapé
Telefone: (11) 2942-8094/ 3394-7081
Segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito por 2h: Rua Síria, 126 – Jet Autoposto

Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
R. Castro Alves, 60 – 4º andar (próximo ao Metrô Vergueiro)
Telefone: (11) 3277-5303
Segunda a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriados)

Saiba mais
Quanto sangue temos no corpo e quanto é retirado em uma doação?
Um adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue em seu corpo, e a quantidade máxima retirada em uma doação é de 450 ml.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue?
O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor. No Brasil, os tipos mais comuns de sangue são A e O, que correspondem a quase 90% da população. O restante é formado por B (10% das pessoas) e AB (3%). Quanto ao Rh (positivo ou negativo), aproximadamente 85% das pessoas são positivas.

Podemos doar sangue quantas vezes?
O limite de doações por ano é de quatro vezes para homens (60 dias de intervalo entre as doações) e de três vezes para mulheres (90 dias de intervalo). Esse intervalo tem o objetivo de proteger a saúde do doador.

Que testes são realizados no sangue coletado?
São realizados testes de tipagem sanguínea, triagem para Doença Falciforme (hemoglobina S), além de exames para hepatites B e C, HIV I, sífilis, Doença de Chagas e HTLV I/II. Uma bolsa contaminada pode provocar sérios problemas a quem recebe o sangue.

Mitos sobre doar sangue
• A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
• Doando sangue você não ganha nem perde peso.
• Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
• Doar sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas, como HIV ou hepatites.