28 dezembro 2024 em Segurança
Confira a programação e como será o esquema de vigilância para a festa da virada de ano
A Prefeitura de São Paulo vai levar para o Réveillon na Avenida Paulista uma base móvel do Smart Sampa, sistema de monitoramento com câmeras inteligentes da cidade.
O sistema será instalado em um ônibus com monitores conectados à plataforma do programa e uma torre por fora do veículo, onde estará acoplada uma câmera com visão 360º, na esquina da Rua Haddock Lobo com a Paulista, das 14h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro de 2025. Veja aqui mais informações sobre o Réveillon na Paulista.
Seis operadores da Guarda Civil Metropolitana, divididos em dois turnos, acompanharão em tempo real, por meio de um mosaico, todas as câmeras do Programa Smart Sampa instaladas em ruas no entorno do evento e na Paulista. Todas as imagens serão compartilhadas em tempo real com a Central de Monitoramento do Programa, localizada na Rua XV de Novembro, 268, no Centro Histórico de São Paulo.
A Base Móvel do Smart Sampa funcionará como um teste, para tornar-se um Posto Avançado de Segurança em grandes eventos na capital. Segundo a Prefeitura, o objetivo é melhorar a resposta da segurança no entorno do evento, que contará também com o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, este ano com 472 agentes, 114 viaturas e duas Bases Comunitárias Móveis envolvidas na operação. O monitoramento também será integrado com Polícia Civil, Militar e CET.
De acordo com a administraçã municipal também haverá agentes bilíngues no entorno da Paulista prontos para receber os turistas, nos idiomas inglês, francês, italiano, espanhol e mandarim.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Estrutura
Drone
Além das câmeras inteligentes, o Programa Dronepol da SMSU fará a segurança do local, com monitoramento por meio da aeronave, identificando possíveis atos de irregularidades e possibilitando acionamento de agentes de segurança.
Cão-robô
O cão-robô atua em grandes eventos, auxiliando os agentes da GCM no monitoramento, como mais um reforço na segurança. Ele é equipado com câmeras inteligentes de alta resolução que captam e transmitem imagens em tempo real para a central do Smart Sampa. As câmeras acopladas no robô permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidas da Justiça. Este ano, o cão-robô já foi utilizado na estreia da NFL (National Football League), em setembro, e no Grande Prêmio de Fórmula 1, em novembro.