20 março 2025 em Infraestrutura E Obras

Oito reservatórios devem ser entregues pela Prefeitura em todas as regiões da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 1,2 bilhão na implantação de oito reservatórios para contenção de cheias. Os novos “piscinões” poderão armazenar cerca de 950 milhões de litros de água da chuva, volume equivalente a 380 piscinas olímpicas. As intervenções abrangem todas as regiões da capital e beneficiam, segundo a Prefeitura, mais de 1,1 milhão de pessoas.

Zona Oeste

Os reservatórios complementam o sistema de drenagem da cidade, que conta ainda com a canalização de córregos, ampliação de galerias de águas pluviais, praças de infiltração e parques lineares com áreas inundáveis. No Córrego Antonico, além de um piscinão na praça Roberto Gomes Pedrosa, serão construídas galerias na rua Senador Otávio Mangabeira. As obras devem ser entregues em abril de 2026.

Zona Norte

Para conter enchentes em Perus, estão em obras o reservatório R1A, na Vila Aurora, com previsão de entrega para este primeiro semestre. Os serviços em Perus contemplam também a implantação do piscinão “Areião”, próximo ao Rodoanel Mario Covas. Na Brasilândia, as galerias em construção sob a avenida Manoel Bolívar atenderão moradores no entorno do Córrego Carumbé a partir de abril do ano que vem, de acordo com a Prefeitura. As intervenções também ajudam as comunidades que sofrem com cheias históricas ao longo do Córrego Bananal.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Zona Leste

Nas subprefeituras da Vila Prudente e São Miguel, as obras dos reservatórios para controle de cheias dos córregos Mooca e Lapenna estão em andamento nas avenidas Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Jacu-Pêssego, respectivamente. Para o Jardim Lapenna, ainda está prevista a canalização do córrego que percorre o bairro. Os trabalhos devem ser concluídos entre os meses de março de 2026, no Córrego Lapenna, e agosto de 2026, no Córrego da Mooca.

Em Itaquera, a Prefeitura contratou as obras de adequação do lago do Parque do Carmo, que passará a armazenar as águas da chuva. Os projetos estão em processo de atualização e os serviços devem ser retomados em breve, segundo a administração municipal.

Zona Sul

Na região do Capão Redondo está em construção um piscinão na avenida Ellis Maas, que receberá as águas excedentes do Córrego Água dos Brancos, também em fase de obras de canalização. Em Cidade Ademar, está previsto um piscinão na bacia do Córrego Zavuvus. A ordem para início dos serviços na Rua Hermenegildo Martini já foi emitida e as tratativas administrativas para o início dos trabalhos estão em andamento, de acordo com a Prefeitura.