25 março 2025 em Desenvolvimento Econômico

Equipamento é visitado por munícipes e instituições de ensino, que utilizam o espaço como sala de aula

A Escola Estufa da Horta das Flores, localizada na Mooca, foi reinaugurada no último dia 19 pelo programa Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). O equipamento foi o terceiro reativado pela Prefeitura, que já entregou estufas nas zonas norte e sul.

Atualmente gerenciada pela associação de moradores do bairro, a Horta das Flores é um equipamento de agricultura e sustentabilidade visitado tanto por munícipes como por instituições de ensino, que utilizam o espaço como sala de aula.

A equipe do programa Sampa+Rural iniciou o atendimento no espaço após a demolição da antiga estufa, que apresentava sinais de deterioração. Depois desse processo foi realizada a construção de uma nova estrutura, mais robusta, preparada para lidar com as variações climáticas.

Dentro da estufa também foi feito um trabalho de paisagismo, plantio de plantas alimentícias não-convencionais e de ervas medicinais. Além disso, o programa providenciou a poda em toda a horta, com o objetivo de tornar o espaço mais iluminado, facilitando o cultivo dos alimentos.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A expectativa do programa Sampa+Rural é que até o fim de 2025 outras nove estufas sejam entregues nos seguintes bairros: Cidade Ademar, Perus, Itaim Paulista,  Aricanduva, Vila Maria e Jabaquara.

Sobre o Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações focadas na expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural em São Paulo. O objetivo é fortalecer os locais de agricultura já existentes e incentivar a construção de novos espaços de cultivo.

A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs – Casas de Agricultura Ecológica nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas e fortificação de solo.