26 março 2025 em Mobilidade Urbana

Estrutura para ciclistas e pedestres construída sobre o Rio Pinheiros tem 685 metros de extensão

A ciclopassarela Erika Sallun foi inaugurada pela Prefeitura de São Paulo no fim de janeiro deste ano.

Trata-se de uma estrutura para deslocamentos por bicicleta e a pé que liga os bairros de Pinheiros a Butantã, na zona oeste da capital paulista. Fica entre as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, passsando por cima do Rio Pinheiros.

A obra é uma reinvindicação da população, especialmente de ciclistas, desde 1995. Tem 685 metros de extensão e começou a ser construída em 2023. Ela foi batizada de Erika Sallun em homenagem à jornalista, ciclista e cicloativista morta em 2021 vítima de câncer de mama.

A via recebeu investimento de R$ 46 milhões e tem capacidade para atender 166 mil pessoas todos os dias, segundo a Prefeitura.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A estrutura conta com uma ciclovia bidirecional, passeio para pedestres e acessos por meio de rampas e escadas integradas. Dessa forma, ela se conecta à ciclovia da Marginal Pinheiros e à rede cicloviária dos dois bairros, ampliando as opções de deslocamento sustentável.

Do lado de Pinheiros, a saída fica próxima a estação Hebraica-Rebouças, da Linha 9 (Esmeralda), operada pela ViaMobilidade. O projeto também inclui uma pista de skate recreativa.

 

Números

 

  • R$ 46 milhões em investimentos
  • 685 metros de extensão
  • 8 metros de altura em relação à Marginal Pinheiros
  • Capacidade para atender cerca de 166 mil pessoas diariamente