26 março 2025 em Segurança
Programa de câmeras inteligentes da Prefeitura já contribuiu para a retirada de mais de 900 condenados das ruas de SP
Maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa tem sido fundamental para a captura de criminosos nas ruas de São Paulo.
Desde sua implementação, em julho de 2024, mais de 900 condenados por crimes como homicídio, estupro, roubo e até integrantes de facções criminosas foram pegos. Além disso, 2 mil pessoas foram presas em flagrante por delitos como furto, invasão de escolas, posse ilegal de armas e tráfico de drogas.
Somente em 2025, o sistema de reconhecimento facial da Prefeitura de São Paulo identificou 585 foragidos da Justiça (até 25/03), segundo dados do “Prisômetro”, painel de monitoramento instalado no Centro da cidade. Isso equivale a uma média de sete prisões de foragidos por dia.
Prisômetro
904
FORAGIDOS CAPTURADOS
585
PRESOS NO ANO DE 2025
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!156
PRESOS EM MARÇO/25
51
DESAPARECIDOS LOCALIZADOS
2.102
TOTAL DE PRESOS EM FLAGRANTE
Além do combate à criminalidade, o Smart Sampa tem um impacto social relevante. Desde o início do programa, 51 pessoas desaparecidas foram localizadas, sendo duas apenas neste ano. A central de monitoramento do projeto está instalada em um prédio histórico na Rua XV de Novembro, no Centro de São Paulo.
Como funciona
O Smart Sampa usa câmeras posicionadas em pontos de grande circulação, como terminais de transporte, áreas movimentadas e locais com histórico de criminalidade. São 25 mil câmeras em operação atualmente.
As imagens captadas são analisadas por algoritmos que comparam automaticamente os rostos registrados com bancos de dados policiais. Quando o sistema identifica uma correspondência com 90% de similaridade, um alerta é gerado e submetido a verificação manual por especialistas, garantindo maior precisão e reduzindo a possibilidade de erros antes de uma ação policial. Após a confirmação, informações como localização e registros criminais são enviadas às equipes para a abordagem.
Além do reconhecimento facial, aproximadamente 4 mil câmeras possuem tecnologia de leitura de placas veiculares. Essa funcionalidade foi aprimorada por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça, permitindo a integração com a plataforma Córtex, que centraliza dados federais.
Isso possibilita a rápida identificação de veículos roubados ou furtados. Quando uma placa suspeita é detectada, um alerta é enviado à Central de Monitoramento, onde agentes validam as informações antes de acionar as equipes em campo.
O programa também aposta na expansão da rede de monitoramento por meio de parcerias com empresas e estabelecimentos privados. Câmeras particulares podem ser integradas ao sistema sem custo, ampliando o alcance da iniciativa. Com essa colaboração, a expectativa é que o número de dispositivos de vigilância chegue a 30 mil até o final de 2025.
Carnaval
A tecnologia desempenhou um papel essencial na segurança do Carnaval 2025, com a estreia das câmeras do Smart Sampa e do cão-robô. Nos oito dias de evento, a atuação das câmeras inteligentes resultou na prisão de 14 foragidos, na localização de duas pessoas desaparecidas e na realização de 24 prisões em flagrante.
Ação na Paulista
O Smart Sampa também integra o programa Paulista Mais Segura, reforçando a segurança no principal polo econômico da cidade. A iniciativa da Prefeitura alia patrulhamento e tecnologia avançada para prevenir crimes.
Com 68 câmeras inteligentes, drones, cão-robô e uma base móvel, o monitoramento cobre cerca de três quilômetros da Paulista, incluindo áreas estratégicas como o Masp, estações de metrô, Rua Augusta e o Consulado Japonês. Além disso, 376 agentes da Polícia Municipal atuam diariamente na região, com suporte de viaturas, motos, bicicletas e patrulhamento motorizado.
A operação ocorre 24 horas por dia e a integração com o Smart Sampa permite o uso de reconhecimento facial e transmissão de dados em tempo real, agilizando as respostas.