27 março 2025 em Meio Ambiente

Confira as obras realizadas no entorno de um dos principais reservatórios de água de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo tem investido nos últimos anos em ações voltadas à preservação ambiental e na construção de áreas de lazer no entorno da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água da cidade.

Entre as iniciativas está a revitalização de parques, como o Jardim Prainha – Núcleo Pabreu, que, com a ampliação, alcançou 162 mil m². Localizado às margens da represa, o espaço recebeu investimentos de R$ 7,3 milhões e agora oferece áreas de lazer e convivência, como quadras, mirante, pista de skate e para caminhada. De vegetação, são 120 mil m².

Árvores remanescentes da Mata Atlântica, capoeirinha, eucaliptal e arborização esparsa, além de brejo e vegetação aquática compõem a floresta. Destacam-se também pés de abacateiro, assa-peixe, cajueiro, camboatá-de-folhas-largas, capitão-do-mato, caracasana, crindiúva, cuvitinga, embaúba-prateada, embaúba-vermelha, jerivá, pau-jacaré, salvínia, tamanqueiro e tapiá-guaçu, de acordo com o Inventário de flora 2021.

A Prefeitura também entregou o Parque Jardim Apurá-Búfalos – Núcleo Pilão, com 30 mil m², que integra um projeto maior de recuperação ambiental na região. Com investinmento de R$ 24,41 milhões, a obra promoveu o reassentamento de 500 famílias que viviam em condições sem acesso a saneamento básico. A nova área de lazer beneficia 4 mil famílias, oferecendo espaços de esporte, lazer e convivência.

Cantinho do Céu

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O Parque Linear Cantinho do Céu – Adolfo Souza Duarte “Ferruge” foi entregue na zona sul em 2023. A implantação do parque contempla áreas de lazer, espaços públicos, área de plantio e recuperação ambiental da borda da represa. São 8,31 km de extensão e 502 mil m².

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas arborizadas, bosques heterogêneos, campo de várzea, brejo e vegetação aquática. Em sua fauna, foram registradas 44 espécies de aves, com destaque para as aves aquáticas residentes e visitantes da represa Billings.

O parque possui estacionamento gratuito, pista de Skate, teatro e cinema a céu aberto, piers e decks de madeira, quadra de futebol sintético, playgrounds, quadras de futebol e vôlei, mesas de pingue-pongue, mirantes, áreas de contemplação da represa e painéis de grafite.

Conta também com acessibilidade na rampa de acesso ao parque, equipamentos de ginástica, áreas de circulação e passeios. Aceita cães em coleira e guia. O espaço integra o conjunto de parques da Orla da Represa Billings e é conhecido como “Parque do Lago Azul”.

Infraestrutura e urbanização

Além dos parques, o Programa Mananciais tem realizado obras nas áreas de risco da zona sul. Nos últimos 12 meses, a região da Billings também recebeu intervenções urbanísticas com a construção e revitalização de praças.

Entre elas, a Praça Santa Teresinha, em Parelheiros, que conta com mesa de jogos e um deck/mirante. No Alto da Alegria, a Praça União, oferece um mirante, arquibancada e playground infantil. Já no Jardim Apurá, duas novas áreas foram entregues: a Praça da Elevatória, com quadra de futebol, mural de grafite e área de permanência com bancos, e a Praça Arthur Martins Moreira Souza, com parquinhos infantis, área contemplativa com bancos e acesso direto ao Parque Apurá.