28 março 2025 em Mobilidade Urbana
É o 17º terminal de ônibus reformado após o início das concessões, no fim de 2022
A Prefeitura de São Paulo entregou oficialmente nesta sexta-feira (28) as obras de requalificação e benfeitorias do Terminal Lapa, na zona oeste da cidade. Esse é o 17º terminal reformado após o início das concessões, no fim de 2022.
As melhorias foram feitas pela concessionária SP Terminais Noroeste, por Parceria Público-Privada com a Prefeitura, e supervisionadas pela SPTrans. Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que a requalificação dos terminais beneficie 365 mil passageiros por dia.
O Centro de Controle Operacional foi modernizado e passa a contar com 58 câmeras de segurança, que controlam a segurança e a operação do terminal, das áreas interna e externa, 24 horas por dia. As obras também melhoraram o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Principais benfeitorias
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!-
A comunicação das plataformas de embarque e desembarque é feita por 25 Painéis de Mensagens Digitais (PMDs) e quatro telões, que permitem acompanhar os horários de cada linha
-
Novos sanitários. Construção de um sanitário família também acessível
-
Sanitários exclusivos para pessoas com deficiência
-
Novo bicicletário com mais vagas. São 104 vagas, com monitoramento contínuo feito pelas duas câmeras de segurança instaladas no local e vídeo-porteiro controlado diretamente pelo CCO.
O terminal passou por uma avaliação e manejo de árvores, plantio de novas mudas adequadas ao espaço e completa renovação de paisagismo, de acordo com a administração municipal.
As árvores retiradas para a construção das novas áreas de acessibilidade também foram replantadas, como compensação ambiental. Entre as espécies replantadas estão apenas as nativas, como bromélia, palmito juçara e moreia.
PPP dos Terminais
Pelo período de 30 anos, as empresas SP Terminais Noroeste e SPE São Paulo Sul S.A. vão ser responsáveis pela requalificação, além da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus. As empresas também têm direito à exploração comercial nos locais.
Fazem parte do bloco sul os dez terminais sob responsabilidade da SPE São Paulo Sul S.A: Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.
Também foram concedidos os nove terminais do lote noroeste, que estão sob responsabilidade da concessionária SP Terminais Noroeste S/A: Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Princesa Isabel, Pinheiros, Pirituba, Vila Nova Cachoeirinha e as paradas Eldorado e Clínicas.