1 abril 2025 em Mobilidade Urbana
Saiba quais são as regras para usufruir do benefício
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (31) o início do programa Mamãe Tarifa Zero, que garante ônibus gratuito para quem tem filho em creche. Têm direito os responsáveis legais por crianças matriculadas, independentemente do grau de parentesco, desde que esteja cadastrado na creche.
Serão beneficiadas crianças entre 0 e 4 anos matriculadas em uma creche da rede municipal, que morem a mais de 1,5 quilômetro da instituição e a família esteja registrada no CadÚnico. Os menores que já são atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) ou cujo responsável tenha mais de 60 anos ou Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência não terão direito à gratuidade.
A estimativa inicial da Prefeitura é de que cerca de 15 mil pessoas sejam atendidas. A partir desta segunda, a SPTrans disponibiliza o site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero para solicitação do Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero, segundo a administração municipal.
O responsável pela criança poderá consultar pela internet se tem direito à gratuidade, de acordo com a relação disponibilizada pela Secretaria de Educação. Quem tiver direito receberá o cartão no endereço que escolher em até dez dias. A gratuidade estará liberada para recarga em até 3 dias contados do recebimento do cartão.
Como funciona
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O responsável deve consultar o site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero e fazer a solicitação do seu novo Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. O novo cartão será entregue no endereço escolhido em até dez dias.
Os créditos serão disponibilizados neste novo cartão, com quantidade para viagens que garantam a ida e a volta da creche, de acordo com a quantidade de dias letivos de cada mês, e deverão ser carregados mensalmente.
O responsável deverá encostar seu Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível nos terminais, estações e no interior dos ônibus, uma vez por mês, para carregar com os créditos gratuitos. O saldo não utilizado no mês irá expirar.
Requisitos
- Ser responsável legal de criança entre 0 e 4 anos e estar matriculadas na creche;
- Criança regularmente matriculada (com CPF próprio) em uma creche da rede municipal;
- Família devidamente cadastrada no CadÚnico;
- Distância entre residência da criança e a creche superior a 1,5 km;
- Não ser usuária do Transporte Escolar Gratuito – TEG;
O cartão poderá ser utilizado pelo responsável legal pela criança, podendo ser a mãe, o pai, os avós, os tios etc., para as viagens de ida e volta da creche.