16 abril 2025 em Infraestrutura E Obras
Programa já concluiu 134 obras e tem mais 21 intervenções previstas até o fim de abril
Com investimento total de R$ 2 bilhões, o programa de recuperação de pontes e viadutos da Prefeitura de São Paulo concluiu intervenções em 134 estruturas entre 2021 e 2024. Atualmente, outras 130 seguem em obras, e há previsão de início de 21 novos projetos neste mês.
As obras envolvem desde a recuperação de fissuras e reforço de fundações até melhorias na drenagem e pavimentação. A iniciativa também estabelece uma rotina permanente de inspeções e manutenções preventivas, buscando prolongar a vida útil das estruturas e reduzir os custos com reparos emergenciais.
Segundo a Prefeitura, as intervenções seguem critérios técnicos de priorização e contemplam as chamadas Obras de Arte Especiais (OAEs) do município. Cada projeto passa por avaliação prévia da estrutura antes da execução dos reparos, que incluem troca e manutenção de estacas, vigas, pilares e demais componentes essenciais.
Obras de abril
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Viaduto Honestino Monteiro Guimarães
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Viaduto Frederico Eduardo Mayr
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Ponte Transamérica
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Viaduto Santo Amaro
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Viaduto dos Bandeirantes
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Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
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Viaduto Dona Mora Guimarães
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Viaduto Guadalajara
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Viaduto Washington Luiz
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Viaduto Eng. Orlando Murgel
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Viaduto Antártica
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Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno
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Viaduto Dona Matilde
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Viaduto Capitão Pacheco Chaves
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Viaduto São Carlos
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Viaduto Nove de Julho
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Viaduto Jacareí
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Viaduto do Café
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Viaduto Eng. Alberto Badra (Viaduto Aricanduva)
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Viaduto Antônio Abdo
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Viaduto Comendador Elias Nagib Breim
Monitoramento
Desde outubro de 2023, a Prefeitura de São Paulo implantou um sistema remoto de monitoramento para pontes e viadutos da cidade. Operado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o sistema acompanha 945 estruturas em tempo integral e tem permitido respostas mais rápidas em casos de anomalias.
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O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O monitoramento é feito por uma Central de Gestão e Visão Situacional que reúne diferentes tecnologias, como imagens de satélite, videomonitoramento, drones, scanner a laser, sistema de informação geográfica, modelagem em BIM e acompanhamento de notícias e redes sociais.
A ferramenta permite identificar movimentações e danos estruturais com maior precisão, reduzindo deslocamentos desnecessários de equipes técnicas.
Em fevereiro deste ano, o sistema detectou danos no pontilhão da Rua Castelo do Piauí, em Itaquera. A estrutura foi interditada após vistoria e passa por obras de recuperação.
Em setembro de 2024, o sistema também registrou o incêndio no Viaduto Condessa de São Joaquim, sobre a Avenida 23 de Maio. Em outro episódio, em maio do mesmo ano, o monitoramento indicou movimentações próximas à Ponte Eusébio Matoso, na Marginal Pinheiros. Técnicos concluíram que se tratava de interferências causadas por obras no entorno.
O sistema tem sido apresentado a outras instituições públicas. Em abril, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) visitaram a central de monitoramento da capital.
O modelo foi reconhecido por empresas do setor de tecnologia. Em junho, a Siurb deve receber o prêmio Smart Cities Innovation, na categoria Infraestrutura Urbana, em evento previsto para ocorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos.