16 abril 2025 em Infraestrutura E Obras

Programa já concluiu 134 obras e tem mais 21 intervenções previstas até o fim de abril

Com investimento total de R$ 2 bilhões, o programa de recuperação de pontes e viadutos da Prefeitura de São Paulo concluiu intervenções em 134 estruturas entre 2021 e 2024. Atualmente, outras 130 seguem em obras, e há previsão de início de 21 novos projetos neste mês.

As obras envolvem desde a recuperação de fissuras e reforço de fundações até melhorias na drenagem e pavimentação. A iniciativa também estabelece uma rotina permanente de inspeções e manutenções preventivas, buscando prolongar a vida útil das estruturas e reduzir os custos com reparos emergenciais.

Segundo a Prefeitura, as intervenções seguem critérios técnicos de priorização e contemplam as chamadas Obras de Arte Especiais (OAEs) do município. Cada projeto passa por avaliação prévia da estrutura antes da execução dos reparos, que incluem troca e manutenção de estacas, vigas, pilares e demais componentes essenciais.

Obras de abril

  • Viaduto Honestino Monteiro Guimarães
  • Viaduto Frederico Eduardo Mayr
  • Ponte Transamérica
  • Viaduto Santo Amaro
  • Viaduto dos Bandeirantes
  • Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
  • Viaduto Dona Mora Guimarães
  • Viaduto Guadalajara
  • Viaduto Washington Luiz
  • Viaduto Eng. Orlando Murgel
  • Viaduto Antártica
  • Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno
  • Viaduto Dona Matilde
  • Viaduto Capitão Pacheco Chaves
  • Viaduto São Carlos
  • Viaduto Nove de Julho
  • Viaduto Jacareí
  • Viaduto do Café
  • Viaduto Eng. Alberto Badra (Viaduto Aricanduva)
  • Viaduto Antônio Abdo
  • Viaduto Comendador Elias Nagib Breim

Monitoramento

Desde outubro de 2023, a Prefeitura de São Paulo implantou um sistema remoto de monitoramento para pontes e viadutos da cidade. Operado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o sistema acompanha 945 estruturas em tempo integral e tem permitido respostas mais rápidas em casos de anomalias.

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O monitoramento é feito por uma Central de Gestão e Visão Situacional que reúne diferentes tecnologias, como imagens de satélite, videomonitoramento, drones, scanner a laser, sistema de informação geográfica, modelagem em BIM e acompanhamento de notícias e redes sociais.

A ferramenta permite identificar movimentações e danos estruturais com maior precisão, reduzindo deslocamentos desnecessários de equipes técnicas.

Em fevereiro deste ano, o sistema detectou danos no pontilhão da Rua Castelo do Piauí, em Itaquera. A estrutura foi interditada após vistoria e passa por obras de recuperação.

Em setembro de 2024, o sistema também registrou o incêndio no Viaduto Condessa de São Joaquim, sobre a Avenida 23 de Maio. Em outro episódio, em maio do mesmo ano, o monitoramento indicou movimentações próximas à Ponte Eusébio Matoso, na Marginal Pinheiros. Técnicos concluíram que se tratava de interferências causadas por obras no entorno.

O sistema tem sido apresentado a outras instituições públicas. Em abril, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) visitaram a central de monitoramento da capital.
O modelo foi reconhecido por empresas do setor de tecnologia. Em junho, a Siurb deve receber o prêmio Smart Cities Innovation, na categoria Infraestrutura Urbana, em evento previsto para ocorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos.