16 maio 2025 em Mobilidade Urbana

Movimento de ciclistas cresce até seis vezes após inauguração da estrutura em fevereiro de 2025

Inaugurada em fevereiro de 2025, a Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, na Zona Oeste de São Paulo,  consolidou-se como importante rota de ligação entre os bairros de Pinheiros e Butantã. No mês da inauguração, o número de viagens de bicicleta para cruzar o Rio Pinheiros aumentou seis vezes em relação à média de 2024, passando de 477 para 2.870 deslocamentos mensais.

Os dados são da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra), com base na plataforma Strava Metro.

A estrutura também impactou o uso da rede cicloviária da região. Em Pinheiros, a ciclofaixa da Rua Eugênio de Medeiros, no sentido da Rua Butantã, teve aumento de 90 para 1.725 viagens em comparação com fevereiro de 2024. No sentido oposto, os deslocamentos subiram de 275 para 3.680.

No Butantã, a ciclofaixa da Avenida Vital Brasil, na altura da Praça Jorge Lima, sentido bairro, passou de 810 para 3.220 viagens. No sentido centro, o número cresceu de 2.280 para 2.665.

Outros trechos

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Dois novos trechos entregues junto com a ciclopassarela também registraram uso intenso. A ciclofaixa da Rua Teodoro Sampaio, entre a Rua Paes Leme e a Avenida Faria Lima, teve 3.005 viagens em fevereiro de 2025. A da Rua Butantã, entre as ruas Eugênio de Medeiros e Paes Leme, registrou 2.395 deslocamentos.

São Paulo possui hoje uma malha cicloviária de 767,7 km de extensão. A meta da Prefeitura é alcançar 1.000 km até 2028.