19 maio 2025 em Cultura

Evento vai acontecer nos dias 24 e 25 de maio em diferentes pontos da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo promete celebrar os 20 anos da Virada Cultural com a maior e mais segura edição da história. A programação de 2025 terá mais de mil apresentações de música, teatro, dança e arte urbana, distribuídas por toda a cidade.

A operação de segurança contará com o apoio das 26 mil câmeras do programa Smart Sampa e a atuação de quase 10 mil profissionais. Serão 4.200 policiais militares, 1.900 guardas civis metropolitanos e 3.860 seguranças privados. A Prefeitura também abriu uma Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC) para até 580 guardas civis extras, o que pode elevar o total da GCM para 2.500 agentes.

A segurança será reforçada com patrulhamento preventivo, uso de drones, monitoramento dos 21 palcos e ações da Patrulha Maria da Penha em todas as regiões da cidade. A distribuição dos agentes foi definida de acordo com a expectativa de público por atração.

Acesso

As ações de segurança começam às 14h de sábado, quatro horas antes do início oficial da Virada, com foco também na inibição da atuação de ambulantes ilegais. Todos os 21 palcos principais terão controle de acesso. A revista do público será feita por seguranças privados, com apoio da GCM, para impedir a entrada de armas, vidros, objetos cortantes e entorpecentes.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O sistema Smart Sampa permitirá o monitoramento em tempo real dos locais do evento e o uso de reconhecimento facial para impedir o acesso de pessoas procuradas pela Justiça.

Com expectativa de atrair 4,7 milhões de pessoas, a Virada Cultural 2025 ocupará espaços públicos e culturais nas diversas regiões da capital. A programação inclui música, teatro, literatura, circo, dança, humor e cultura popular. A estimativa da Prefeitura é que o evento movimente cerca de R$ 300 milhões na economia local.

Entre os artistas confirmados estão Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Mart’nália, Diogo Nogueira, Sepultura, Xamã, Vanessa da Mata, Barões da Pisadinha, MC Hariel, Duda Beat, Negra Li, Veigh, Don L, BK’, Rashid, João Neto & Frederico, Pixote, Turma do Pagode e Fresno.