26 maio 2025 em Turismo
Prefeitura disponibiliza estrutura para atendimento médico e reforço da vigilância no evento
O balanço parcial de atendimentos médicos e de segurança mostra que as estratégias da Prefeitura para saúde e segurança para a Virada Cultural 2025 deram certo. Não houve registro de ocorrência grave. A expectativa de público ficou e torno de 4,5 milhões de pessoas divididas em 1.200 atrações.
Até o meio-dia deste domingo (25), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atendeu duas ocorrências, sendo uma por roubo de celular, com detenção e encaminhamento do suspeito ao 47º Distrito Policial, e outra por mal súbito, com pronto atendimento à vítima. A GCM também prestou 167 apoios a turistas e realizou 16 voos com drones.
Entre 17h e 23h59 de sábado, a Polícia Militar fez três prisões de procurados pela Justiça, uma detenção por tráfico de entorpecentes e uma por pichação no Centro, e registrou três ocorrências de furto de celular relacionadas ao evento.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Smart Sampa
Além das 26 mil câmeras do Programa Smart Sampa instaladas em pontos estratégicos em toda a cidade, a Prefeitura desenvolveu uma estratégia que une tecnologia e reforço no policiamento para garantir a segurança do público nas 24 horas da Virada.
Os 21 palcos são monitorados com apoio de drones e câmeras do Smart Sampa. Além disso, 10 mil profissionais de segurança reforçam o policiamento, sendo 4.200 policiais militares, 1.900 guardas civis metropolitanos e 3.860 seguranças privados.
A estratégia de segurança inclui a Patrulha Maria da Penha, com presença de viaturas e policiamento preventivo em todas as regiões.
Saúde
Na saúde, das 15 horas de sábado (24) até o meio-dia deste domingo, haviam sido feitos 176 atendimentos médicos durante a Virada Cultural, com 10 remoções para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Para garantir um atendimento rápido, a Prefeitura montou 13 postos médicos avançados nos palcos e espaços da Virada, disponibilizou 60 ambulâncias e UTIs móveis em operação e 34 UPAs funcionando 24 horas. A estrutura está capacitada para não impactar o sistema de saúde.