13 junho 2025 em Saúde
Sistema permite acesso imediato ao histórico médico em consultas presenciais e por teleatendimento
A Prefeitura de São Paulo lançou uma ferramenta digital que permite aos profissionais da rede municipal de saúde acessar de forma imediata os dados dos pacientes, tanto em consultas presenciais quanto em teleconsultas.
Chamada de visualizador clínico, a ferramenta reúne o histórico de atendimentos realizados na rede municipal, incluindo exames, unidades de saúde frequentadas e tratamentos prescritos.
O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde e centraliza os dados registrados nos prontuários eletrônicos dos pacientes atendidos pelo SUS na capital.
Esses prontuários começaram a ser implementados em julho de 2020 e estão presentes em todas as Unidades Básicas de Saúde. Também são usados nas Unidades de Pronto Atendimento e em hospitais municipais. A previsão é de que passem a ser adotados também na rede de Atenção Especializada.
Entre os dados registrados estão a classificação de risco, queixas, anamnese, exames físicos, procedimentos realizados, medicações prescritas e administradas, encaminhamentos e solicitações de exames. O visualizador clínico integra os diferentes sistemas de informação utilizados na rede, reunindo os dados em uma única plataforma acessada pelos profissionais de saúde.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!E-saúdeSP
A ferramenta está disponível no e-saúdeSP, aplicativo criado durante a pandemia para viabilizar atendimentos por videochamada. Atualmente, o sistema reúne informações clínicas, laudos de exames, registros de vacinas e o histórico médico de cada paciente.
O aplicativo oferece serviços como a busca por medicamentos disponíveis nas unidades Remédio na Hora, o histórico de vacinas Minhas Vacinas, o Passaporte da Vacina contra a Covid-19 e o cronograma vacinal previsto Quando vou me vacinar.
O e-saúdeSP pode ser baixado nas lojas de aplicativos para Android e iOS. Para acessar, é necessário fazer um cadastro com CPF, data de nascimento, nome completo, email e telefone.