23 junho 2025 em Esportes E Lazer

Infraestrutura esportiva recebe investimentos e está espalhada por todas as regiões

A cidade de São Paulo conta com 175 pistas públicas de skate, localizadas em praças, parques, Centros Educacionais Unificados (CEUs) e Centros Esportivos (CEs). Os equipamentos estão distribuídos por todas as regiões da capital e, em alguns locais, há ainda oferta de aulas gratuitas para a população.

Em 2023, a Prefeitura investiu R$ 6,6 milhões na construção e requalificação de pistas. Parte dos recursos foi destinada a equipamentos sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, como o Centro Esportivo de Esportes Radicais, o CE Mooca e o CE Tietê, que contam com estrutura profissional e recebem campeonatos amadores e profissionais.

As pistas do CE de Esportes Radicais e do Parque Chuvisco oferecem aulas gratuitas por meio dos programas Clube Escola Radicais e Virando o Jogo, ambos realizados pela SEME. Interessados devem procurar a administração dos locais para informações sobre inscrições e vagas.

Dos 175 equipamentos da cidade, 120 estão em praças públicas, reforçando o papel do skate como atividade de convivência nos bairros. Esses espaços estão espalhados pelas 32 subprefeituras da capital.

CEUs

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A modalidade também está presente em 17 CEUs, como os de Heliópolis, Meninos, Aricanduva, Casa Blanca e Três Lagos, que juntos somam 25 pistas. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente mantém outras 23 pistas em 20 parques municipais, entre eles Ibirapuera, Rapadura, Cordeiro, Chácara do Jockey e Jardim Sapopemba. A consulta aos endereços pode ser feita nos sites oficiais dos parques.

A cidade também é berço de atletas que ganharam projeção internacional. Letícia Buffoni, nascida na capital, representou o Brasil na modalidade street em Tóquio 2020. Dora Varella, também de São Paulo, disputou as duas últimas Olimpíadas na categoria park, alcançando o 7º lugar na estreia e a 4ª posição em Paris 2024.