5 julho 2025 em Urbanismo

Obras devem deixar a região mais acessível, segura e atrativa para moradores, comerciantes e turistas

A Prefeitura de São Paulo iniciou reformas nas calçadas do bairro da República, região central da cidade. Com investimento de R$ 36,6 milhões, o projeto de requalificação urbana prevê tornar os calçadões históricos mais acessíveis e seguros.

Ao todo, cerca de 37,7 mil m² serão requalificados, abrangendo 12 vias, como as ruas Basílio da Gama, 24 de Maio, Marconi, Barão de Itapetininga, Dom José de Barros, Sete de Abril, Gabus Mendes e Conselheiro Crispiniano. Também serão reformadas calçadas das ruas Xavier de Toledo, Bráulio Gomes, além das avenidas São João e Ipiranga.

Obras na D. José de Barros

O prazo estimado para a conclusão da obra é de 14 meses. Cerca de 2 milhões de pedestres circulam diariamente pela região central.

Mais do que renovar o piso, o projeto prevê a transformação do espaço urbano: nova pavimentação de concreto, áreas de descanso com paisagismo e mobiliário urbano, iluminação pública modernizada, sinalização viária e turística, novas galerias técnicas e obras de drenagem urbana estão entre as melhorias previstas.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Perspectiva apresentada pela Prefeitura

Segundo a Prefeitura, a iniciativa também reforça o papel estratégico do Centro como polo histórico, cultural e comercial. Com a revitalização, o objetivo é valorizar o patrimônio urbano, fomentar o turismo e impulsionar a economia local, que concentra bares, restaurantes, centros culturais e uma grande diversidade de serviços.