12 julho 2025 em Infraestrutura E Obras

Obra integra plano de drenagem da cidade e terá capacidade para armazenar até 192 mil m³ de água

A Prefeitura de São Paulo vai construir um reservatório para contenção de cheias do Córrego Rio Verde, em Itaquera, na Zona Leste. A obra, orçada em mais de R$ 309 milhões, terá início em novembro e deve durar dois anos. Cerca de 210 mil pessoas devem ser beneficiadas.

O novo piscinão será instalado no Parque Linear do Rio Verde, junto à Rua Tomazzo Ferrara, sem necessidade de remoções ou desapropriações. O reservatório terá capacidade para armazenar até 192 mil metros cúbicos de água, o equivalente a quase 77 piscinas olímpicas.

Com 20,5 metros de profundidade e 12 mil metros quadrados de área, a estrutura terá paredes de concreto de 80 centímetros de espessura, totalizando 753 metros lineares. Após as chuvas, nove bombas hidráulicas vão esvaziar o reservatório. A cobertura será feita com laje de concreto, com recomposição da vegetação e instalação de novos equipamentos de lazer no parque.

Plano de drenagem

A obra integra o Plano Diretor de Drenagem da cidade e foi inicialmente proposta no Caderno de Drenagem da Bacia do Córrego Jacu. Os estudos foram desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP. O projeto também faz parte do Programa Melhoramentos de São Paulo, lançado em abril deste ano.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Além do reservatório do Córrego Rio Verde, a Prefeitura está construindo outros dez piscinões e já entregou seis desde 2021. Os novos equipamentos estão localizados junto aos córregos Aricanduva, Mooca, Lapenna, Taboão, Antonico, Água dos Brancos, Paraguai-Éguas, Uberabinha, Zavuvus, Carumbé, Bananal e Perus. Juntos, terão capacidade de armazenar mais de 1,7 milhão de metros cúbicos de água e somam investimento de R$ 1,6 bilhão.