14 julho 2025 em Habitação

Programa Pode Entrar Entidades amplia unidades com investimento de R$ 28 milhões em Itaquera

A Prefeitura de São Paulo entregou, no último dia 10, 142 unidades habitacionais no Residencial Vida Nova, em Itaquera, zona leste. A obra recebeu investimento de R$ 28 milhões e foi viabilizada por meio do programa Pode Entrar Entidades.

O modelo permite que entidades conveniadas executem os projetos com recursos públicos, reduzindo o custo final das moradias para as famílias. O condomínio tem quatro torres, cada uma com térreo e oito andares, todas com elevador. Os apartamentos têm 49,17 metros quadrados, com dois dormitórios. A área comum conta com playground, quadra esportiva, salão de festas, centro comunitário, quiosque com churrasqueira, bicicletário e estacionamento com 12 vagas para carros e 18 para motos.

O Pode Entrar é financiado exclusivamente pela Prefeitura. Ao todo, 43 mil unidades estão em obras nas modalidades Aquisição, Entidades, Empresas, Melhorias, Parcerias Público-Privadas e Carta de Crédito. Na modalidade Entidades, o poder público investe e a entidade responsável realiza o licenciamento e a construção. Neste caso, a execução coube à Associação Beneficente Construir.

Histórico

O modelo surgiu a partir de um chamamento da Cohab-SP em 2015 para construção de moradias com recursos do programa federal Minha Casa Minha Vida, suspenso depois por falta de verba. O Pode Entrar passou então a financiar projetos paralisados.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Desde janeiro, a Prefeitura já entregou 768 unidades por meio da modalidade Entidades, em empreendimentos como o Edifício Prestes Maia, Residencial Padre Ticão, Residencial Casa Nova e Residencial Santa Bárbara. Outras 6.174 unidades seguem em construção, sendo 4.738 pelo Pode Entrar Entidades e 1.436 pelo Pode Entrar Empresas.