27 julho 2025 em Meio Ambiente

Espaço criado por reivindicação do movimento negro tem novas estruturas e segue como referência ambiental e cultural na zona leste

A Prefeitura de São Paulo reabriu neste sábado (26) o Parque Municipal Linear da Consciência Negra, na Cidade Tiradentes, zona leste da capital. O espaço passou por requalificação com investimento de R$ 4,19 milhões. As obras incluíram melhorias estruturais para ampliar a segurança, o lazer e o uso comunitário da área verde.

Com 118 mil metros quadrados, o parque beneficia cerca de 210 mil moradores da região. Sua criação é resultado da mobilização de setores do movimento negro paulistano, que reivindicaram a criação de um espaço que homenageasse Zumbi de Palmares e estimulasse o debate contemporâneo sobre questões raciais e ambientais.

O que mudou

As obras incluíram novo acesso principal com guarita de vigilância, pergolado, estacionamento para carros, motos, bicicletas e vagas para pessoas com deficiência, além de iluminação pública, drenagem, paisagismo, gradis e nova comunicação visual.

Também foram reformados a edificação administrativa, o espaço de convivência e o quiosque com arquibancada. A revitalização contemplou ainda a requalificação de caminhos, pontes de pedestres, arquibancadas com sombreadores, mini terreiros e terreiro principal, além da implantação de um parquinho infantil e uma Academia da Terceira Idade.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Vegetação

A vegetação do parque reúne áreas de eucaliptal, brejo, trechos em regeneração de Mata Atlântica e arborização recente. Um levantamento de 2021 registrou 69 espécies vasculares, como açoita-cavalo, capixingui, embaúba-vermelha e goiabeira.

Já foram observadas 113 espécies da fauna local, incluindo aves típicas da Mata Atlântica como cuiú-cuiú, saíra-lagarta, tucano-de-bico-verde e registros pontuais do tucano-de-bico-preto, espécie ameaçada de extinção.

Homenagem 

A cerimônia de reabertura também homenageou Valter Hylário, liderança da Cidade Tiradentes com atuação destacada na luta por justiça social e pela criação do parque. Valter foi um dos idealizadores do projeto e teve papel fundamental na defesa da memória negra na região. Seu filho, Daniel Hylário, participou da homenagem e destacou o compromisso do pai com as transformações sociais do território.

O Parque da Consciência Negra fica na rua José Francisco Brandão, 330, e funciona todos os dias, das 6h às 18h.