7 agosto 2025 em Saúde

Atendimento inclui população vulnerável, pacientes internados e moradores em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo distribuiu 330.277 próteses dentárias entre 2020 e maio de 2025, incluindo modelos totais, parciais removíveis e fixos. Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, foram entregues 47.718 próteses. Em 2024, o total chegou a 119.048.

O número de pessoas na fila de espera caiu de cerca de 81 mil em 2020 para aproximadamente 900. O tempo médio de espera, que chegava a cinco anos, foi reduzido para cerca de 28 dias. A mudança é atribuída à ampliação da rede, à capacitação de profissionais da atenção básica e ao reforço no fornecimento de insumos.

A reabilitação com próteses tem impacto não só na mastigação e na saúde bucal, mas também na autoestima e na inserção social. A Unidade Odontológica de Rua (UON) atende pessoas em situação de rua, enquanto o Hospital Municipal Guarapiranga passou a oferecer, desde 2023, próteses dentárias a pacientes acamados. Foram mais de 45 mil atendimentos odontológicos hospitalares, incluindo próteses feitas à beira do leito.

Rede

A rede municipal de saúde bucal conta com 971 equipes em atuação. Cada equipe é formada por cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal (modalidade I) ou por cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal (modalidade II). Em 2024, foram criados 20 novos serviços odontológicos nas áreas da Atenção Básica, Especializada e da rede de Urgência e Emergência. Atualmente, 444 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm equipes de saúde bucal.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Serviços de urgência odontológica também estão disponíveis em 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros equipamentos. A população pode procurar a UBS mais próxima para agendar uma triagem odontológica. A localização das unidades está disponível no site Busca Saúde: https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br