15 agosto 2025 em Cultura

Espaço ficará no Bom Retiro, tem abertura prevista para janeiro de 2026 e integrará o circuito de museus da cidade

São Paulo será a segunda cidade no mundo a receber uma réplica do quarto onde viveu Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica morta no Holocausto. O Espaço Anne Frank, com inauguração prevista para janeiro de 2026, ficará anexo ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, região central da capital.

O projeto, autorizado pela Fundação Anne Frank, de Amsterdã, terá investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 2 milhões da Prefeitura. O espaço reproduzirá fielmente o quarto onde Anne viveu escondida com a família durante dois anos, na capital holandesa, para escapar da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial.

Anne Frank, autora de um dos livros mais lidos do mundo, o “Diário de Anne Frank”, tornou-se símbolo de resistência e memória do Holocausto. Morta em um campo de concentração aos 15 anos, sua história segue como referência no combate ao ódio e na preservação da verdade histórica.

Circuito

O novo espaço fará parte do circuito de museus da cidade e terá visitas voltadas a todas as escolas municipais. A expectativa é receber 150 mil visitantes no primeiro ano.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A sobrevivente do Holocausto Suzana Venetianer, 84, que esteve em um campo de concentração nazista e foi separada dos pais, afirma que o espaço ajudará a manter viva a memória desse período. Ela relembra que veio ao Brasil após a guerra, onde construiu sua vida e carreira.