5 setembro 2025 em Saúde

Unidade da Lapa passa por ampliação e modernização da estrutura

A região da Lapa, na zona oeste da capital, terá a reabertura do Hospital Central Sorocabana em 2027. A unidade funcionará como hospital geral, sob gestão municipal, com 28 mil metros quadrados modernizados. A oferta de leitos passará dos atuais 55 para 242, com atendimento em pronto-socorro, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, pediatria e maternidade.

O investimento de R$ 256 milhões faz parte do programa de requalificação e ampliação de 13 hospitais municipais, que prevê melhorias de acessibilidade, ambientes reformados para agilizar os fluxos de atendimento e sistemas de eficiência energética e hídrica, como a instalação de painéis fotovoltaicos.

Quatro desses hospitais contam com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, o projeto acrescentará 1.572 leitos à rede, um aumento de 71% em relação aos atuais 2.210.

Atualmente, no local funciona o Complexo Hospitalar Sorocabana, com 55 leitos inaugurados durante a pandemia de Covid-19, duas salas cirúrgicas, um Hospital Dia com consultas e exames de imagem, uma Assistência Médica Ambulatorial 24h e, na área externa, um Centro Especializado em Reabilitação.

O Hospital Sorocabana foi inaugurado em 1955 para atender funcionários da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). Fica na Rua Faustolo, próximo à estação da Lapa da CPTM, por onde passam as linhas Rubi e Diamante. Fechado em 2010, teve sua estrutura transferida em 2023 do governo estadual para a Prefeitura de São Paulo.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!