8 setembro 2025 em Segurança

Criado em 2023, o projeto amplia a segurança de usuários, sobretudo mulheres, em pontos de ônibus no período noturno

A cidade de São Paulo passa a contar com 200 pontos de ônibus inteligentes do programa Abrigo Amigo, uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Eletromidia e Claro. O projeto transforma abrigos em espaços de acolhimento e proteção para passageiros, especialmente mulheres, durante a noite e a madrugada. Nesta segunda-feira (1º), foi entregue uma nova unidade na Rua Líbero Badaró, no centro, marcando a expansão do programa de 61 para 200 equipamentos em operação na cidade.

Nesta fase, serão entregues 139 novos abrigos, distribuídos pelas regiões central, norte, leste e oeste. Os equipamentos são conectados à internet e contam com câmeras de alta resolução, microfones, alto-falantes e atendimento remoto por chamada de vídeo entre 20h e 5h, permitindo que usuários em situação de vulnerabilidade solicitem acompanhamento enquanto aguardam o transporte público.

Os pontos são escolhidos de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em locais com grande demanda de mulheres esperando o ônibus à noite e desacompanhadas. O projeto também deve ser levado para oito capitais.

Criado em 2023, o Abrigo Amigo já registrou cerca de 17 mil chamadas de companhia e 285 ocorrências documentadas, reforçando a importância da tecnologia como ferramenta de proteção e humanização no espaço urbano.

Para ser atendido, o passageiro aperta um botão e, por meio de uma videochamada, entra em contato online com uma integrante de equipe preparada para acionar serviços de segurança pública e saúde em situações de emergência.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!