10 setembro 2025 em Infraestrutura E Obras

Obra prevê canalização, novas galerias subterrâneas e bocas de lobo para conter enchentes

As obras do novo sistema de drenagem do Córrego Veleiros, localizado entre os bairros Jardim dos Lagos e Veleiros, na Capela do Socorro, zona sul da cidade, devem ser concluídas entre o fim de novembro e início de dezembro deste ano. O investimento é de mais de R$ 49 milhões e a expectativa da Prefeitura é beneficiar cerca de 600 mil moradores.

A capacidade de vazão do córrego estava comprometida devido à erosão nas margens e ao assoreamento de seu leito, o que reduzia o escoamento das águas e provocava alagamentos frequentes na região.

Com aproximadamente 950 metros de extensão, os trabalhos incluem a canalização do córrego e a construção de novas galerias subterrâneas que vão passar sob as avenidas dos Lagos, Dr. Arthur Cordeiro e Atlântica, além das ruas Sion, Luiz Pina e Valentim Ramos Delano. Essas galerias vão desaguar na Represa Guarapiranga. Para reduzir os impactos no trânsito, os serviços são executados por etapas, com interdições parciais nas vias.

Há frentes de trabalho na Avenida dos Lagos (canalização aberta, galerias subterrâneas e microdrenagem), na Avenida Atlântica (galerias subterrâneas e microdrenagem) e na Rua Luís de Pina (galerias subterrâneas e microdrenagem).

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O contrato também prevê a implantação de novas bocas de lobo e poços de visita, que auxiliam na manutenção e limpeza dos ramais, além da recomposição de passeios, guias, sarjetas e pavimentação em todo o perímetro.

As intervenções visam conter as enchentes e assegurar o acesso da comunidade a serviços essenciais, como postos de saúde e escolas, mesmo em dias de chuva forte. Os projetos, licenciamento ambiental e remanejamento de interferências foram desenvolvidos a partir de dezembro de 2023. As obras começaram em julho deste ano.