19 setembro 2025 em Educação

Inscrições para o vestibulinho das Etecs vão até 3 de novembro

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo oferecem mais de 1.800 vagas, distribuídas em 41 polos da cidade, para cursos técnicos modulares e para a modalidade de Ensino Médio Integrado ao Técnico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), no 1º semestre de 2026. As inscrições podem ser feitas até 3 de novembro no site oficial do vestibulinho, com provas previstas para o dia 30 do mesmo mês.

Nos CEUs, os cursos disponíveis são administração, recursos humanos, logística, marketing, finanças, serviços jurídicos, eventos, guia de turismo, comércio, contabilidade, informática, condomínio e recursos online. Há vagas para cursos modulares com duração de três semestres e para o ensino médio integrado ao técnico, destinado a estudantes que estão concluindo o ensino fundamental.

Ao final, o estudante conclui o ensino médio e recebe também o diploma de técnico, que possibilita o exercício profissional e a continuidade dos estudos no nível superior. A matriz curricular inclui componentes técnicos e profissionais voltados às ocupações demandadas pelo mercado de trabalho.

Parceria

A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura permite que os CEUs funcionem como polos das Etecs no modelo de classe descentralizada. O Centro Paula Souza é responsável pelos cursos, professores, equipe de apoio e certificação, enquanto a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece infraestrutura e alimentação.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Com isso, as Etecs ampliam o acesso de jovens e adultos a formações técnicas gratuitas próximas de suas comunidades, favorecendo a inserção profissional e o desenvolvimento educacional.

Preparação para o vestibulinho

Estudantes da Rede Municipal contam também com o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito voltado a alunos do 9º ano e da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A grade inclui 15 horas-aula semanais: 3 de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática, com duração de 45 minutos cada, além de visitas a instituições que oferecem ensino médio integrado ao técnico.

No último ano, 57 participantes do Educavest foram aprovados nas Etecs, 7 deles em primeiro lugar na classificação. Atualmente, cerca de 1.038 estudantes participam do programa em 33 polos localizados nos CEUs.

Eles também realizaram dois simulados com os mesmos protocolos dos vestibulinhos, incluindo permanência mínima em sala, tempo de prova e 50 questões de múltipla escolha.

Clique aqui para conferir os cursos disponíveis nos polos das Etecs nos CEUs para o vestibulinho.