27 setembro 2025 em Habitação

Conjunto habitacional Domênico Martinelli recebeu R$ 35 milhões e beneficiou famílias da comunidade do Sapé, no Butantã

Mais de 160 famílias receberam nesta quarta-feira (24) as chaves do Conjunto Habitacional Domênico Martinelli, no Butantã, zona oeste da capital. O empreendimento, viabilizado pelo Programa de Urbanização de Favelas, contou com investimento de R$ 35 milhões da Prefeitura de São Paulo e beneficiou moradores da comunidade do Sapé que viviam em áreas de risco e recebiam auxílio aluguel.

As moradias estão distribuídas em dois condomínios: A, com 79 unidades, e B, com 82. Cada bloco possui três apartamentos adaptados para pessoas com deficiência. Os imóveis têm entre 44,95 m² e 46,37 m², todos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A obra incluiu ainda infraestrutura urbana completa no entorno, como redes de água, esgoto, drenagem, pavimentação, canalização e iluminação pública.

A entrega integra a política habitacional da Prefeitura de São Paulo, que desde 2021 já disponibilizou mais de 13 mil unidades, sendo mais de 2 mil neste ano. Outros 43 mil apartamentos estão em construção.

Programa de Urbanização de Favelas

Criado pela Secretaria Municipal de Habitação, tem como foco a urbanização e a regularização fundiária de áreas degradadas e ocupações irregulares. O objetivo é transformar favelas e loteamentos precários em bairros, garantindo acesso a saneamento, ruas asfaltadas, iluminação e serviços públicos. O programa também prevê reassentamento de famílias em áreas de risco e recuperação ambiental em regiões de proteção dos reservatórios Guarapiranga e Billings.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!