29 setembro 2025 em Cultura

Equipamento é o primeiro com estúdio para produção de podcasts e dispõe de unidade do Telecentro, programa de inclusão digital

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no dia 27 de setembro a Casa de Cultura Municipal Cidade Ademar, a primeira da cidade projetada e construída especialmente para ser uma Casa de Cultura. Localizada na Avenida Durval Pinto Ferreira, no Jardim Itacolomi, zona sul, a unidade era uma demanda da comunidade e dos artistas locais.

Com investimento de R$ 12,9 milhões, o espaço conta com duas salas de grande porte com pé-direito duplo, mezaninos, camarins e baías cênicas para apoio a oficinas e espetáculos. A estrutura inclui ponto de leitura, telecentro, espaço de estudos, estúdio para produções de podcast, cozinha comunitária, palco externo e terraço multiuso.

O prédio foi projetado com painéis solares para geração de energia e aquecimento de água, além de sistema de captação e reuso de água da chuva. O funcionamento segue os mesmos horários das demais Casas de Cultura: de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 20h. A estimativa da Prefeitura é de atendimento mensal de até cinco mil pessoas.

Casas de Cultura nos territórios

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

As Casas de Cultura integram a política cultural da cidade, oferecendo oficinas, espetáculos, formação de artistas e fortalecimento da identidade cultural dos bairros. Atualmente, São Paulo tem 20 unidades em funcionamento, incluindo a recém-inaugurada Cidade Ademar. Estão previstas ainda a nova edificação da Casa de Cultura São Mateus, em obras, e reformas nas unidades Tremembé e Campo Limpo. A região de Cidade Ademar recebia desde 2020 uma programação itinerante de oficinas e eventos em espaços públicos. Foram investidos R$ 1,3 milhão nesse período.

Programação de abertura

Na inauguração, a agenda ofereceu atrações gratuitas de música, dança, teatro, circo, artes visuais, literatura e cultura popular. O Circuito Spcine exibiu o filme Como Treinar Seu Dragão às 14h e às 16h30, com distribuição de pipoca.

Outros destaques incluíram o espetáculo Vincent – Teatro Lambe Lambe, a apresentação Cabaças com a Cia Forè, o show Nenê Amaral canta Tim Maia, a Congada São Benedito de Cotia, além de DJ Tony Di, Samba Rock di Quebrada, Mestre Caranguejo e a Poética do Berimbau, Mil Circolartes, KalungaErê e a contadora de histórias Patricia Ashant.