13 outubro 2025 em Mobilidade Urbana
Veículo de 22 metros integra fase de homologação e faz parte da expansão da frota não poluente
São Paulo começou a testar um novo modelo de ônibus superarticulado 100% elétrico que deve integrar o sistema de transporte municipal no futuro Corredor Verde da Avenida Nove de Julho. O veículo, do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD, passa por ensaios de homologação sob supervisão da SPTrans antes de ser incorporado à frota.
O ônibus tem 22,7 metros de comprimento, ar-condicionado, entradas USB, conexão Wi-Fi e estrutura silenciosa. Também conta com recursos ampliados de acessibilidade e segurança, como rampas automáticas e sinalização para pessoas com deficiência visual.
O novo modelo faz parte da política de renovação da frota com veículos não poluentes. São Paulo já conta com 961 ônibus elétricos em operação — 760 movidos a bateria e 201 trólebus — e prevê ampliar o número nos próximos anos.
Corredores Verdes
Os chamados Corredores Verdes de Transporte unem mobilidade elétrica, infraestrutura moderna e ações ambientais. O primeiro será implementado na Avenida Nove de Julho, com ônibus elétricos e pontos de parada equipados com placas fotovoltaicas para geração de energia solar.
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Quero receber!O projeto inclui a modernização de 12 estações de embarque e desembarque do modelo Barbosa & Corbucci, distribuídas em quatro paradas: Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.
As novas estações terão geração de energia limpa com certificação I-REC, brises vegetados que reduzem o calor e filtram a luz solar, pintura cerâmica refletiva, coleta seletiva e painéis digitais com informações sobre clima e itinerários. Sensores medirão o microclima local e câmeras de segurança serão integradas ao programa Smart Sampa.
A requalificação também prevê a revitalização de 4.300 metros quadrados de canteiros centrais, com paisagismo e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, reforçando a proposta de sustentabilidade e melhoria do espaço urbano.