19 outubro 2025 em Meio Ambiente
Ação deste sábado (18) levou mil novas mudas ao futuro Bosque Urbano Andorinha, no Ipiranga
A Prefeitura de São Paulo ultrapassou a marca de 100 mil árvores plantadas neste ano pelo programa São Paulo + Verde. O marco foi alcançado neste sábado (18), com o plantio de mil novas mudas no futuro Bosque Urbano Andorinha, localizado na Praça Altemar Dutra, no Ipiranga, zona sul da capital. As espécies são nativas do cerrado e da Mata Atlântica.
Nos dez bosques urbanos já concluídos, foram plantadas mais de 6,3 mil árvores. A meta da gestão municipal é encerrar 2025 com 120 mil mudas espalhadas por toda a cidade.
Antes do plantio, equipes das subprefeituras realizaram a limpeza do espaço e o preparo do solo. As atividades contam com participação de moradores, que ajudam no plantio e no cuidado com as mudas. A proposta é fortalecer o envolvimento comunitário e o uso coletivo dos espaços públicos.
A ampliação da cobertura vegetal contribui para a recuperação de áreas degradadas, redução das ilhas de calor, diminuição de ruídos e valorização paisagística. A Prefeitura também tem adotado ações voltadas à sustentabilidade, como a expansão de áreas verdes, o estímulo à reciclagem e o aumento da frota de ônibus elétricos.
De forma simultânea, as 32 subprefeituras também realizam plantios em seus territórios, sempre com espécies nativas do cerrado e da mata atlântica.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Os moradores podem solicitar o plantio de árvores na calçada pelo canal SP156 — disponível por telefone (156), site ou aplicativo oficial. Também é possível retirar mudas nos pátios de compostagem da Prefeitura. Leia mais aqui.