20 outubro 2025 em Assistência Social
Ação de proteção a pessoas em situação de rua é acionada sempre que as temperaturas chegam a 13°C ou menos
A Prefeitura de São Paulo reativou neste sábado (18) a Operação Baixas Temperaturas (OBT), voltada à proteção de pessoas em situação de rua. A operação é acionada sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13°C ou menos, conforme parâmetros do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
De maio a setembro, foram realizados 1.713.367 atendimentos, 24.298 encaminhamentos para a rede socioassistencial e distribuídos 1.994.560 itens. Também houve 6.435 atendimentos a animais de estimação, com fornecimento de água, ração, vacinas, microchips, emissão de Registro Geral do Animal (RGA) e entrega de insumos e acessórios.
As estruturas funcionam das 18h à 0h, oferecendo alimentos, bebidas quentes, cobertores, itens de higiene, atendimentos de saúde e vacinação. Neste novo acionamento, há alterações nos pontos de atendimento das zonas sul e norte: em Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf – novo local) e em Santana (Rua Paineira do Campo, 943 – novo local).
Endereços das tendas da OBT
Centro: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Sul: Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf – novo local) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Norte: Santana (Rua Paineira do Campo, 943 – novo local) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, sob o viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Rua Guaicurus)
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Como funciona a OBT
A Operação Baixas Temperaturas mobiliza cerca de 900 orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), com suporte da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e das equipes do Consultório na Rua. Dez tendas estrategicamente instaladas nas cinco regiões da cidade oferecem atendimento das 18h à 0h.
No último acionamento, em agosto, foram registrados 1.529.567 atendimentos e distribuídos 5.683.857 itens — como sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores. Também foram atendidos 6.089 animais de estimação, que receberam ração, vacinação, vermifugação, RGA e microchipagem.
Além de alimentos e cobertores, as equipes da Prefeitura realizam encaminhamentos para a rede socioassistencial, que conta com mais de 26 mil vagas em 380 serviços, incluindo centros de acolhida, hotéis sociais e Vilas Reencontro. Para reforçar o acolhimento, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme) são disponibilizados para pernoite, banho e refeições.
A população pode colaborar com a operação acionando o serviço 156 para solicitar atendimento a pessoas em situação de rua. A ligação é gratuita e funciona 24 horas.